Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

19 março, 2011

Emater mostrou a alunos do IF Goiano experiências de plantio de feijão

+A +/- -A

 Qual variedade de feijão é melhor em solos do município de Iporá? Esta resposta vem sendo buscada por agrônomos e técnicos agrícolas da Emater que, fizeram, num mesmo dia, um plantio de variedades diferentes de feijão na propriedade de Divino João de Oliveira, na região do Jacinópolis.
O Escritório da Emater de Iporá compartilhou essa experiência com 57 alunos do curso de Agropecuária do Campus de Iporá do IF Goiano.  Eles visitaram o plantio experimental de feijão no dia de ontem, sexta-feira, 18. Ao lado de profissionais da Emater e de professores, os alunos foram ver a experiência da cultura de um cereal cujo plantio tem sido desestimulado  na região, em razão de doenças que acometem o mesmo. Mas a Emater encoraja quanto ao plantio de feijão. Wellinton José de Sousa, engenheiro agrônomo, afirma: “é possível plantarmos e colhermos feijão, basta a escolha da variedade certa e uso das técnicas”.

O plantio experimental, feito em 5 de janeiro, mostra variedades que muito bem se adaptaram ao solo do local, um tipo cerradão, mas com boa fertilidade, onde foi feito uso de adubo.  Os alunos do curso, acompanhados do professor José Geraldo Soares e do técnico administrativo Lamartine Nogueira Gonzaga, fizeram perguntas e obtiveram respostas quanto a cultivo de feijão. A aluna Luciana Pereira Lamounier nos disse de sua empolgação com o curso de Agropecuária e relatou que estão sendo freqüentes as aula de campo em visitas a diferentes atividades produtivas. 
Algumas variedades de feijão que será colhido se desenvolveram bem
Sebastião Ricardo de Sousa (técnico agrícola da Emater Iporá) e Renato Slepka (engenheiro agrônomo da Emater Diorama) também estavam presentes. Eles afirmam que em uma breve colheita do feijão será possível saber qual variedade melhor se adapta ao solo iporaense.


Link curto:

0 comentários:

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis