Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

15 março, 2011

Excesso de chuva quebra safra e dá prejuízos em Mineiros e Chapadão do Céu

+A +/- -A

     Sucursal de Rio Verde do CANAL RURAL - Rio Verde -  visitou lavouras e constatou os prejuízos 



    Esse final de colheita tem sido motivo de preocupação na região de Mineiros. Há pelo menos uma semana chove diariamente, justamente no momento de terminar a colheita da soja no município. Dos cerca de 160 mil hectares plantados nesta safra, 60% já foram colhidos. Mas as lavouras restantes já ficaram prejudicadas com o excesso de chuva.


A fazenda do agricultor Marco Antônio, presidente da APGM (Associação dos Produtores de Grãos de Mineiros), é uma das áreas mais prejudicadas com o volume de água que caiu na região. Foram 450 milímetros em 15 dias, o suficiente para deixar as plantas totalmente danificadas. “Não contávamos com essa chuva toda, e logo no momento mais importante da safra”, diz o agricultor.

Já o produtor Eugenio Steinmetz está ainda mais encrencado. Ele já tinha avançado bem a colheita e vinha fazendo a safrinha de sorgo em seguida. O  serviço parou mas os prejuízos não. “São cerca de 1.400 hectares prejudicados com a chuva e não dá para recuperar nada nesta área”. Segundo ele, cerca de um milhão e seiscentos mil reais é o valor que vai perder com a chuva.
O presidente da APGM, Marco Antônio, disse que as cooperativas  da região estão abrindo os grãos de soja na hora de receber a produção para ver se existe a possibilidade de aproveitar o que foi colhido.

CHAPADÃO DO CÉUA chuva também atingiu Chapadão do Céu, forçando o prefeito a decretar estado de emergência na última semana.

Em muitas propriedades a soja começa a cair e em outros casos até mesmo a germinar nas vagens. Em alguns casos, apenas 30% da colheita foi realizada. Os prejuízos podem passar de R$ 60 milhões e a produção deve ser menor em até 30% em relação à safra passada.


Os prejuízos para a região vão ser sentidos imediatamente não apenas no setor agropecuário, mas terá reflexos em toda a economia goiana.
O presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Céu, Antônio Roque Prates Filho, afrima que a produção deve apresentar uma queda de um 1,5 milhão de sacas de soja. O cenário é o mesmo nas regiões Sul e Sudeste. Os mais prejudicados são os produtores que optaram pelas variedades de soja de ciclo médio.

(Trabalharam na reportagem o repórter Leonardo Freitas e o cinegrafista Jones Divino)


Link curto:

0 comentários:

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis