Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

14 março, 2011

Proposta criação de Fundo Constitucional que beneficia esta região

+A +/- -A

          O deputado Dr. Joaquim (PPS) mostra, em seu projeto de Emenda Constitucional que está em tramitação na Assembleia Legislativa, a necessidade para que seja instituído o Fundo Constitucional da Região do Oeste e do Vale do Araguaia/Rio Vermelho. A PEC tem o objetivo de promover na região e também nos municípios de Matrinchã, Goiás, Guaraíta, Faina, Araguapaz e Aruanã no Vale do Araguaia/Rio Vermelho, a redução das desigualdades regionais e sociais, e fomentar o desenvolvimento socioeconômico a ser regulamentado por lei complementar. 

A região Oeste e do Vale do Araguaia/ Rio Vermelho é rica em recursos naturais, com solo relativamente plano e terras férteis, e possui atualmente sua economia calcada basicamente na agropecuária extensiva. Entretanto, vem, ao longo dos anos, empobrecendo. De acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) e com os dados populacionais, a região vem sofrendo prejuízos nos últimos 40 anos e acaba ficando para trás.

Segundo dados da Secretaria de Estado e Planejamento (SEPLAN), através de sua Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informação, publicados em 2009, a região Oeste, no ano 2000, representava 1,68% da arrecadação do ICMS do Estado. Já no ano de 2008, esta representação caiu para 1,28%, representando uma queda de 24%. O mesmo pode-se dizer da participação na flutuação de empregos no Estado, que, em 2000, representava 3,32% dos empregos, e, em 2008, esta taxa caiu para 3,20%, levando-se em conta o crescimento do Estado de Goiás nos últimos anos. 

A região, além de não gerar empregos e renda, teve sua população diminuída também. Os recursos do Fundo Constitucional da Região Oeste e do Vale do Araguaia/Rio Vermelho, serão aplicados em ações voltadas para a redução das desigualdades. A formulação de políticas públicas deve ser realizada de modo a favorecer as localidades mais necessitadas prioritariamente.


Link curto:

0 comentários:

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis