O deputado Dr. Joaquim (PPS) mostra, em seu projeto de Emenda Constitucional que está em tramitação na Assembleia Legislativa, a necessidade para que seja instituído o Fundo Constitucional da Região do Oeste e do Vale do Araguaia/Rio Vermelho. A PEC tem o objetivo de promover na região e também nos municípios de Matrinchã, Goiás, Guaraíta, Faina, Araguapaz e Aruanã no Vale do Araguaia/Rio Vermelho, a redução das desigualdades regionais e sociais, e fomentar o desenvolvimento socioeconômico a ser regulamentado por lei complementar.
A região Oeste e do Vale do Araguaia/ Rio Vermelho é rica em recursos naturais, com solo relativamente plano e terras férteis, e possui atualmente sua economia calcada basicamente na agropecuária extensiva. Entretanto, vem, ao longo dos anos, empobrecendo. De acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) e com os dados populacionais, a região vem sofrendo prejuízos nos últimos 40 anos e acaba ficando para trás.
Segundo dados da Secretaria de Estado e Planejamento (SEPLAN), através de sua Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informação, publicados em 2009, a região Oeste, no ano 2000, representava 1,68% da arrecadação do ICMS do Estado. Já no ano de 2008, esta representação caiu para 1,28%, representando uma queda de 24%. O mesmo pode-se dizer da participação na flutuação de empregos no Estado, que, em 2000, representava 3,32% dos empregos, e, em 2008, esta taxa caiu para 3,20%, levando-se em conta o crescimento do Estado de Goiás nos últimos anos.
A região, além de não gerar empregos e renda, teve sua população diminuída também. Os recursos do Fundo Constitucional da Região Oeste e do Vale do Araguaia/Rio Vermelho, serão aplicados em ações voltadas para a redução das desigualdades. A formulação de políticas públicas deve ser realizada de modo a favorecer as localidades mais necessitadas prioritariamente.
Fonte: Oeste Goiano
Link curto:
0 comentários:
Postar um comentário
Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.
Comente somente sobre o assunto acima.
Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.
Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.
*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.