O deputado estadual eleito Joaquim de Castro (PPS), 52 anos, disse em entrevista ao O HOJE que cobrará do governador Marconi Perillo (PSDB) a criação do fundo especial para o desenvolvimento da região Oeste que, segundo ele, fez parte do plano de governo do tucano. Ele falou sobre alternativas para melhorar a administração dos municípios e se tem planos para as eleições municipais de 2012. Joaquim de Castro é advogado e pecuarista. Graduou em Direito em 1982 pela Uni-Anhanguera e é natural de Fazenda Nova. Foi presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) por duas vezes e prefeito de Jussara por dois mandatos, de 2001 a 2008.(Charles Daniel, Venceslau Pimentel e Carla Monteiro)
HOJE – Marconi se comprometeu a criar o fundo especial para o desenvolvimento da Região Oeste?
Joaquim de Castro – Sim. Discuti com Marconi durante a campanha. Em sua plataforma eleitoral consta isso de forma bem clara. Agora tenho que lembrar o governador para fazer com que esse fundo seja implementado o quanto antes.
HOJE – O fundo contará com qual imposto?
Joaquim de Castro – ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), da própria receita gerada na região, que voltaria com percentual maior para os municípios. O fundo financiará ações, por exemplo, de implementação de indústrias.
HOJE – Criar fundos do Norte, Sul, Leste e Oeste, não faz com que se perca o caráter único de Estado?
Joaquim de Castro – Não, porque são regiões pobres, como o Nordeste. É preciso tirar da região que possui muito para colocar nas pobres.
HOJE – Mas essa não é uma função do legislador?
Joaquim de Castro – Como você vai fazer isso se essas regiões ricas têm muito mais deputados e mais produtos do que nós? Aí é que está o problema. Queremos criar o fundo, assim há uma esperança que possa haver mais recursos para regiões pobres.
HOJE – O senhor considera que a falta de representação política levou a região a essa situação de pobreza?
Joaquim de Castro – Acredito que sim. O último deputado estadual da região eleito foi há 20 anos, o dr. Ézio, e agora a minha eleição. Vários deputados são apoiados pela região, mas não são radicados lá. Eu sou nascido e criado lá.
HOJE – O senhor acredita que o governador Marconi se interessará em em atrair investimentos para a região?
Joaquim de Castro – Acredito que sim. Marconi percebeu essa ansiedade e necessidade da região durante a campanha.
HOJE – O senhor tem projeto de se eleger prefeito de Jussara, em 2012?
Joaquim de Castro – Por ora não. Tenho compromisso com vários municípios e não poderia interromper o mandato.
HOJE – E quanto aos planos do PPS para as próximas eleições?
Joaquim de Castro – O partido tem que crescer em Goiás e fortalecer para as eleições do ano que vem. Temos que ter candidatos a prefeito e vereador em alguns municípios.
Fonte: O Hoje
Link curto:
0 comentários:
Postar um comentário
Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.
Comente somente sobre o assunto acima.
Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.
Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.
*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.