Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

10 março, 2011

Goiás é o 5º estado com mais mortes em BRs

+A +/- -A

Wa­nes­sa Ro­dri­gues

O nú­me­ro de mor­tes em es­tra­das fe­de­ra­is du­ran­te o car­na­val le­vou Go­i­ás a ocu­par uma tris­te co­lo­ca­ção. Ba­lan­ço di­vul­ga­do on­tem pe­la Po­lí­cia Ro­do­vi­á­ria Fe­de­ral (PRF) mos­tra que o Es­ta­do ter­mi­nou o fe­ri­a­do com o quin­to mai­or re­gis­tro de óbi­tos em BRs, atrás ape­nas de San­ta Ca­ta­ri­na, Mi­nas Ge­ra­is, Ba­hia e Rio de Ja­nei­ro. No to­tal, fo­ram 12 mor­tes nas ro­do­vi­as fe­de­ra­is que cor­tam Go­i­ás, três a mais do que o con­ta­bi­li­za­do no mes­mo pe­rí­o­do de 2010. Co­mo já di­vul­ga­do pe­lo O HO­JE, so­ma­das as ocor­rên­cias em ro­do­vi­as es­ta­du­ais, 2011 te­ve o car­na­val mais vi­o­len­to dos úl­ti­mos anos, com 31 mor­tes e 843 aci­den­tes (ve­ja box).

Os aci­den­tes nas BRs fo­ram re­sul­ta­do, mais uma vez, se­gun­do in­for­ma a PRF da im­pru­dên­cia dos mo­to­ris­tas. Pa­ra se ter uma ideia do des­res­pei­to às leis de trân­si­to, os da­dos da cor­po­ra­ção mos­tram que 2.550 mo­to­ris­tas fo­ram no­ti­fi­ca­dos du­ran­te os seis di­as da Ope­ra­ção Car­na­val.  As in­fra­ções mais co­muns fo­ram ul­tra­pas­sa­gens pro­i­bi­das, al­ta ve­lo­ci­da­de, fal­ta do cin­to de se­gu­ran­ça, ex­ces­so de lo­ta­ção, Car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção (CNH) ven­ci­da, mo­to­ris­tas ina­bi­li­ta­dos e em­bri­a­guez ao vo­lan­te.

O ins­pe­tor Newton Mo­ra­is, che­fe do Nú­cleo de Co­mu­ni­ca­ção da PRF, res­sal­ta que o car­na­val é um pe­rí­o­do crí­ti­co e que as chu­vas re­gis­tra­das em to­do o Es­ta­do du­ran­te o fe­ri­a­do po­ten­ci­a­li­za a ocor­rên­cia de aci­den­tes. Po­rém, ele res­sal­ta que as con­di­ções cli­má­ti­cas não po­dem ser des­cul­pa pa­ra as in­fra­ções e, mui­to me­nos, pa­ra as mor­tes. Ele des­ta­ca que o aci­den­te mais co­mum foi a sa­í­da de pis­ta com ca­po­ta­men­to – co­mo ocor­ri­do na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, no qui­lô­me­tro 584,7 da BR-153,  em Pro­fes­sor Ja­mil. Na oca­si­ão, um Fi­at Uno tran­si­ta­va em pis­ta mo­lha­da quan­do saiu da pis­ta e ca­po­tou. O mo­to­ris­ta so­freu fe­ri­men­tos le­ves.

Ou­tro pon­to gra­ve des­ta­ca­do pe­lo ins­pe­tor e que tem si­do re­cor­ren­te não só em fe­ri­a­dos pro­lon­ga­dos, mas tam­bém no dia a dia, é o re­gis­tro de pes­so­as ina­bi­li­ta­das ao vo­lan­te. Nes­te car­na­val, dois dos dez aci­den­tes que re­sul­ta­ram em óbi­to en­vol­ve­ram ve­í­cu­los que eram con­du­zi­dos por mo­to­ris­tas se CNH. “De for­ma ne­nhu­ma o ina­bi­li­ta­do po­de di­ri­gir, em ne­nhu­ma ro­do­via. Is­so mos­tra a mu­dan­ça das pes­so­as que es­tão pe­gan­do a es­tra­da”, ex­pli­ca Newton.

Um dos ín­di­ces que te­ve re­du­ção nes­te fe­ri­a­do em re­la­ção ao ano pas­sa­do foi o de em­bri­a­guez ao vo­lan­te. Es­te ano, fo­ram fla­gra­dos 41 mo­to­ris­tas di­ri­gin­do sob o efei­to de ál­co­ol, 20% a me­nos que em 2010, quan­do fo­ram con­ta­bi­li­za­das 53 ocor­rên­cias. O mai­or te­or al­co­ó­li­co, se­gun­do in­for­ma a PRF, foi en­con­tra­do em um ca­mi­nho­nei­ro, sen­do cons­ta­ta­do 1,6 mg/l de ar ex­pe­li­do – ín­di­ce 16 ve­zes su­pe­ri­or ao to­le­rá­vel. 

A PRF in­for­ma que o mo­to­ris­ta foi de­ti­do, pa­gou fi­an­ça e saiu da pri­são. Ao bus­car o ve­í­cu­lo no pos­to po­li­ci­al, ele ain­da apre­sen­ta­va te­or al­co­ó­li­co cin­co ve­zes su­pe­ri­or ao to­le­rá­vel. “In­fe­liz­men­te, mes­mo mais de dois anos de­pois da lei se­ca en­trar em vi­gor, mo­to­ris­tas ain­da di­ri­gem em es­ta­do de em­bri­a­guez.”

ES­TRA­TÉ­GIA 
O ins­pe­tor Newton Mo­ra­is ob­ser­va que o sal­do da ope­ra­ção é con­si­de­ra­do ne­ga­ti­vo. Di­an­te dis­so, a PRF co­me­ça ho­je a tra­çar es­tra­té­gias pa­ra a se­ma­na san­ta, que tam­bém se­rá um fe­ri­a­do pro­lon­ga­do. Ele res­sal­ta que, mes­mo sen­do um fe­ri­a­do san­to, mo­to­ris­tas ain­da co­me­tem abu­sos. “Sem­pre es­tu­da­mos as es­tra­té­gias de for­ma an­te­ci­pa­da, mas a ir­res­pon­sa­bi­li­da­de de al­guns mo­to­ris­tas faz tu­do ca­ir por ter­ra”, sa­li­en­ta.


Fonte: O Hoje

Link curto:

0 comentários:

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis