Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

16 março, 2011

DEPUTADOS PARTICIPAM DO PROTESTO "MOBILIZA GOIÁS"

+A +/- -A


   Os de­pu­ta­dos es­ta­du­ais opo­si­cio­nis­tas en­cam­pa­ram a  lu­ta pa­ra re­du­ção da alí­quo­ta do Im­pos­to so­bre Cir­cu­la­ção de Mer­ca­do­ri­as e Ser­vi­ços (ICMS) do com­bus­tí­vel li­de­ra­da pe­lo mo­vi­men­to Mo­bi­li­za Go­i­ás, que de­ve­rá fa­zer uma sé­rie de pro­tes­tos nes­ta se­ma­na, con­tra o au­men­to.

O pri­mei­ro foi um bu­zi­na­ço re­a­li­za­do na ma­nhã de terça, 15 (Dia Mun­di­al dos Di­rei­tos dos Con­su­mi­do­res) por em­pre­sá­rios em fren­te ao Pa­lá­cio Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra. Fai­xas fo­ram er­gui­das com a fra­se: “Se vo­cê não con­cor­da com o au­men­to abu­si­vo do pre­ço dos com­bus­tí­veis, bu­zi­ne”. Se­gun­do or­ga­ni­za­do­res, o pro­tes­to tem co­mo ob­je­ti­vo in­cen­ti­var o boi­co­te ao con­su­mo de com­bus­tí­vel pa­ra atin­gir o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB) e to­das as eta­pas da ca­dei­a pro­du­ti­va.

A Go­ver­na­do­ria de­cre­tou no úl­ti­mo mês o fim do be­ne­fí­cio de re­du­ção da ba­se de cál­cu­lo do ICMS. A me­di­da ele­vou a car­ga tri­bu­tá­ria da gas­oli­na de 26% pa­ra 29%, do eta­nol de 20% pa­ra 22% e do óleo di­es­el de 12% pa­ra 13,5%. O go­ver­no pre­ten­de re­di­re­cio­nar os re­cur­sos que de­vem che­gar a R$ 8 mi­lhões por mês pa­ra a re­cu­pe­ra­ção da ma­lha vi­á­ria.

 O de­pu­ta­do Bru­no Pei­xo­to (PMDB), que pos­sui uma re­de de pos­tos na ca­pi­tal, dis­se que tem uma au­diên­cia ama­nhã às 8h30 com o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da do Es­ta­do, Si­mão Ci­ri­neu, jun­ta­men­te com o Sin­di­ca­to do Co­mér­cio Va­re­jis­ta de De­ri­va­dos de Pe­tró­leo no Es­ta­do de Go­i­ás (Sin­di­pos­to) e re­pre­sen­tan­tes dos pos­tos do Dis­tri­to Fe­de­ral e das di­vi­sas do Es­ta­do. O ob­je­ti­vo é mos­trar ao go­ver­no que o au­men­to do ICMS po­de­rá tra­zer pre­ju­í­zo, prin­ci­pal­men­te no que­si­to ge­ra­ção de em­pre­go.

Pa­ra o pe­e­me­de­bis­ta, o au­men­to es­tá mui­to aci­ma do es­pe­ra­do pe­la po­pu­la­ção e ale­gou que a gas­oli­na nos pos­tos do Dis­tri­to Fe­de­ral tem pre­ços me­no­res. “Te­mos de mos­trar ao go­ver­na­dor que a pri­o­ri vai ha­ver uma per­ca na re­cei­ta, por­que es­ta­mos per­den­do ven­das e, por is­so, ha­ve­rá de­sem­pre­go”, ana­li­sou. Se­gun­do Bru­no, o go­ver­no de Mar­co­ni es­tá se des­gas­tan­do com o au­men­to.

O par­la­men­tar Mau­ro Ru­bem, que com­pa­re­ceu à ma­ni­fes­ta­ção, dis­se que a so­ci­e­da­de tem de se mo­bi­li­zar ca­da vez mais pa­ra dis­cu­tir va­lo­res de in­su­mos bá­si­cos do com­bus­tí­vel. Ele su­ge­riu ao go­ver­na­dor mai­or ar­re­ca­da­ção das em­pre­sas que pos­su­em gran­des sub­sí­di­os, co­mo cré­di­to ou­tor­ga­do, o que po­de­ria ge­rar até R$ 10 mi­lhões por mês. “Va­mos en­cam­par es­sa lu­ta na As­sem­bleia. O Es­ta­do tem de ti­rar de quem tem”, de­fen­deu.

O de­pu­ta­do es­ta­du­al Lu­is Ce­sar Bu­e­no (PT), que tam­bém par­ti­ci­pou da mo­bi­li­za­ção, dis­se que as ma­ni­fes­ta­ções po­dem fa­zer o go­ver­no re­cu­ar, por­que en­quan­to Go­i­ás au­men­tou o ICMS da gas­oli­na pa­ra 29%, em Mi­nas Ge­ra­is a alí­quo­ta é de 11% e em São Pau­lo de 9%. “A gas­oli­na em Go­i­ás é a mais ca­ra do Bra­sil”, re­cla­mou.
Ele ar­gu­men­tou que o con­su­mi­dor pa­ga­rá três ve­zes pe­la ope­ra­ção ta­pa-bu­ra­co. Pri­mei­ro no Im­pos­to so­bre a pro­pri­e­da­de de ve­í­cu­los au­to­mo­to­res (IP­VA), que é des­ti­na­do pa­ra is­so; se­gun­do, na bom­ba de gas­oli­na, com o au­men­to do ICMS; e, após a re­cu­pe­ra­ção das ro­do­vi­as, atra­vés do pe­dá­gio.

O pe­tis­ta apos­ta na sen­si­bi­li­da­de do go­ver­no com os pro­tes­tos, por­que acre­di­ta que Mar­co­ni não es­pe­ra­va uma re­a­ção tão gran­de. Lu­is Ce­sar acre­di­ta que a po­pu­la­ção es­tá re­vol­ta­da, pois os im­pos­tos pa­ra re­cu­pe­rar as ro­do­vi­as já são co­bra­dos. “Is­so é má ges­tão ad­mi­nis­tra­ti­va”, cri­ti­cou.

O ve­re­a­dor de Go­i­â­nia D­jal­ma Araú­jo (PT) dis­se que o au­men­to no pre­ço dos com­bus­tí­veis é ina­cei­tá­vel. “É uma gran­de ar­ti­cu­la­ção de um car­tel que exis­te há mui­to tem­po, de uma má­fia or­ga­ni­za­da na ci­da­de de Go­i­â­nia e no Es­ta­do, on­de os pre­ços são igua­is em to­dos os pos­tos”, pro­tes­tou na ma­nhã de on­tem du­ran­te ses­são da Câ­ma­ra.

O lí­der do go­ver­no, de­pu­ta­do Hel­der Va­lin (PSDB), dis­se que o go­ver­na­dor po­de­rá re­tor­nar com o be­ne­fí­cio após al­guns mes­es e jus­ti­fi­cou o au­men­to di­zen­do que qua­se 70% da ma­lha pa­vi­men­ta­da es­tá em pro­ces­so de de­gra­da­ção. Se­gun­do o tu­ca­no, o go­ver­no ape­nas ti­rou par­te do be­ne­fí­cio que po­de­ria che­gar a 27% no ca­so do eta­nol, se se­guis­se a de­ci­são ju­di­cial. “O Es­ta­do ti­rou um per­cen­tu­al bai­xo pa­ra apli­ca­ção na re­cu­pe­ra­ção das es­tra­das”, acre­di­ta. 

Char­les Da­ni­el

Fonte: O Hoje

Link curto:

1 comentários:

Nenhum deputado participou do buzinaço.

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis