As fortes chuvas em todo o território goiano deixaram em alerta a Defesa Civil estadual. Atualmente, 13 cidades estão em situação de emergência porque estradas e pontes estão danificadas ou destruídas, o que leva em risco a população quanto à moradia e saúde pública. De acordo com a Defesa Civil, além de Aparecida de Goiânia, Mineiros, Petrolina, Chapadão do Céu, Cidade de Goiás, Itaberaí, Itapirapuã, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Planaltina, São Francisco e o distrito de Ouruana (do município de Rio Verde) estão nesta situação.
A cidade de Portelândia deve ser a próxima a entrar na lista, por já estar preparando documentos com laudos que confirmem a situação preocupante. Mineiros é contabilizado na lista da Defesa Civil, mas o caso deve ser oficializado hoje, pois ainda falta o laudo do Corpo de Bombeiros para o registro da situação de emergência. Segundo o chefe da sessão de planejamento da Defesa Civil estadual, capitão Hélio Loyola Gonzaga, as prefeituras decretam a situação para que possam pleitear recursos do Ministério da Integração Social, que pretende resolver os problemas no município.
Em Mineiros, por exemplo, a Defesa Civil contabiliza nove pontes danificadas e sete destruídas, além de 420 km de estradas vicinais danificadas. Para a Prefeitura, o número sobe para 17 pontes sem condições de uso. A estimativa é que os custos para a recuperação total do município chegue em torno de R$ 8 milhões. Secretário de Comunicação de Mineiros, Fernando Brandão, revela que a prefeita Neiba Barcelos esteve com o governador Marconi Perillo em busca de recursos para a solução dos problemas e deve voltar a se reunir com ele nesta semana.
Em Petrolina, o prefeito do município, Danozete Gonçalves, disse que já são 22 pontes destruídas pelas fortes chuvas do início do ano. Ele informou ainda que a situação afeta o escoamento de leite, além de inundar lavouras de milhos. Outra situação preocupante é em relação a ponte que liga o município a Jesupolis. A cabeceira esta muito danificada, podendo desmoronar a qualquer momento.
Conselho
O capitão Gonzaga aconselha aos moradores, antes da chuva, a acompanharem os boletins do Instituto de Meteorologia; manter limpos os ralos, esgotos, bueiros e valas; não jogar lixo ou entulho em bueiros, quintais e ruas; reforçar muros e paredes que tenham perigo de cair; revisar telhado e instalações elétricas; desligar aparelhos elétricos; e colocar móveis e outros pertences em lugares altos. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193 e o da Defesa Civil é o 199. (Vandré Abreu)
Fonte: O Hoje
0 comentários:
Postar um comentário
Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.
Comente somente sobre o assunto acima.
Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.
Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.
*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.