Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

22 março, 2011

13 CIDADES GOIANAS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGENCIA

+A +/- -A

As for­tes chu­vas em to­do o ter­ri­tó­rio go­i­a­no dei­xa­ram em aler­ta a De­fe­sa Ci­vil es­ta­du­al. Atu­al­men­te, 13 ci­da­des es­tão em si­tu­a­ção de emer­gên­cia por­que es­tra­das e pon­tes es­tão da­ni­fi­ca­das ou des­tru­í­das, o que le­va em ris­co a po­pu­la­ção quan­to à mo­ra­dia e sa­ú­de pú­bli­ca. De acor­do com a De­fe­sa Ci­vil, além de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, Mi­nei­ros, Pe­tro­li­na, Cha­pa­dão do Céu, Ci­da­de de Go­i­ás, Ita­be­raí, Ita­pi­ra­puã, No­vo Ga­ma, Pal­mei­ras de Go­i­ás, Pla­nal­ti­na, São Fran­cis­co e o dis­tri­to de Ou­ru­a­na (do mu­ni­cí­pio de Rio Ver­de) es­tão nes­ta si­tu­a­ção.

A ci­da­de de Por­te­lân­dia de­ve ser a pró­xi­ma a en­trar na lis­ta, por já es­tar pre­pa­ran­do do­cu­men­tos com lau­dos que con­fir­mem a si­tu­a­ção pre­o­cu­pan­te. Mi­nei­ros é con­ta­bi­li­za­do na lis­ta da De­fe­sa Ci­vil, mas o ca­so de­ve ser ofi­ci­a­li­za­do ho­je, pois ain­da fal­ta o lau­do do Cor­po de Bom­bei­ros pa­ra o re­gis­tro da si­tu­a­ção de emer­gên­cia. Se­gun­do o che­fe da ses­são de pla­ne­ja­men­to da De­fe­sa Ci­vil es­ta­du­al, ca­pi­tão Hé­lio Lo­yo­la Gon­za­ga, as pre­fei­tu­ras de­cre­tam a si­tu­a­ção pa­ra que pos­sam plei­te­ar re­cur­sos do Mi­nis­té­rio da In­te­gra­ção So­ci­al, que pre­ten­de re­sol­ver os pro­ble­mas no mu­ni­cí­pio.

Em Mi­nei­ros, por exem­plo, a De­fe­sa Ci­vil con­ta­bi­li­za no­ve pon­tes da­ni­fi­ca­das e se­te des­tru­í­das, além de 420 km de es­tra­das vi­ci­nais da­ni­fi­ca­das. Pa­ra a Pre­fei­tu­ra, o nú­me­ro so­be pa­ra 17 pon­tes sem con­di­ções de uso. A es­ti­ma­ti­va é que os cus­tos pa­ra a re­cu­pe­ra­ção to­tal do mu­ni­cí­pio che­gue em tor­no de R$ 8 mi­lhões. Se­cre­tá­rio de Co­mu­ni­ca­ção de Mi­nei­ros, Fer­nan­do Bran­dão, re­ve­la que a pre­fei­ta Nei­ba Bar­ce­los es­te­ve com o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo em bus­ca de re­cur­sos pa­ra a so­lu­ção dos pro­ble­mas e de­ve vol­tar a se re­u­nir com ele nes­ta se­ma­na. 

Em Pe­tro­li­na, o pre­fei­to do mu­ni­cí­pio, Da­no­ze­te Gon­çal­ves, dis­se que já são 22 pon­tes des­tru­í­das pe­las for­tes chu­vas do iní­cio do ano. Ele in­for­mou ain­da que a si­tu­a­ção afe­ta o es­co­a­men­to de lei­te, além de inun­dar  la­vou­ras de mi­lhos. Ou­tra si­tu­a­ção pre­o­cu­pan­te é em re­la­ção a pon­te que li­ga o mu­ni­cí­pio a Je­su­po­lis. A ca­be­cei­ra es­ta mui­to da­ni­fi­ca­da, po­den­do des­mo­ro­nar a qual­quer mo­men­to. 

Con­se­lho
O ca­pi­tão Gon­za­ga acon­se­lha aos mo­ra­do­res, an­tes da chu­va, a acom­pa­nha­rem os bo­le­tins do Ins­ti­tu­to de Me­te­o­ro­lo­gia; man­ter lim­pos os ra­los, es­go­tos, bu­ei­ros e va­las; não jo­gar li­xo ou en­tu­lho em bu­ei­ros, quin­tais e ru­as; re­for­çar mu­ros e pa­re­des que te­nham pe­ri­go de ca­ir; re­vi­sar te­lha­do e ins­ta­la­ções elé­tri­cas; des­li­gar apa­re­lhos elé­tri­cos; e co­lo­car mó­veis e ou­tros per­ten­ces em lu­ga­res al­tos. O telefone do Cor­po de Bom­bei­ros é o 193 e o da De­fe­sa Ci­vil é o 199. (Van­dré Abreu)


Fonte: O Hoje

Link curto:

0 comentários:

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis