Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

03 abril, 2011

QUATRO GO's PODERÃO TER PEDÁGIOS

+A +/- -A

O pre­si­den­te da SCPar­ce­rias do go­ver­no de San­ta Ca­ta­ri­na e ex-pre­si­den­te da Com­pa­nhia Ener­gé­ti­ca de Go­i­ás (Celg), Enio Bran­co, pra­ti­ca­men­te des­car­tou a pos­si­bi­li­da­de de o Es­ta­do re­a­li­zar par­ce­rias pú­bli­co-pri­va­das (PPP’s) pa­ra ma­nu­ten­ção, con­ser­va­ção, me­lho­ra­men­to e cons­tru­ção de ro­do­vi­as sem a im­plan­ta­ção da co­bran­ça do pe­dá­gio. Ele se re­u­niu na tar­de de on­tem com o se­cre­tá­rio Es­ta­du­al de In­fra­es­tru­tu­ra, Wil­der Mo­ra­is, e com o pre­si­den­te da Go­i­ás Par­ce­rias, Evan­dro Aran­tes, pa­ra a tro­ca de in­for­ma­ções acer­ca das PPP’s.

Enio ar­gu­men­tou que o go­ver­no pre­ci­sa fo­car em sa­ú­de, edu­ca­ção e se­gu­ran­ça pú­bli­ca, e que os Es­ta­dos bra­si­lei­ros não pos­su­em re­cur­sos pa­ra fu­gir do pe­dá­gio. Ar­gu­men­tou ain­da es­se ti­po de PPP é com­par­ti­lha­da com a po­pu­la­ção, que pa­ga­rá atra­vés do pe­dá­gio. Se­gun­do ele, o mo­ra­dor ca­ta­ri­nen­se re­ve­lou atra­vés de pes­qui­sa que pre­fe­re pa­gar o pe­dá­gio e ter ro­do­via com qua­li­da­de e se­gu­ran­ça, do que so­frer com fal­ta de se­gu­ran­ça na tra­fe­ga­bi­li­da­de. In­for­mou que o va­lor do pe­dá­gio é re­gu­la­do pe­lo Es­ta­do. “É ques­tão de en­ge­nha­ria. O pe­dá­gio é o re­tor­no do in­ves­ti­men­to du­ran­te o pe­rí­o­do que o gru­po em­pre­sa­ri­al apos­tou pa­ra adi­an­tar o re­cur­so.” Os va­lo­res são va­ri­á­veis, de­pen­den­do do que foi re­a­li­za­do em ca­da Es­ta­do.

Wil­der Mo­ra­is dis­se que o Es­ta­do já pos­sui es­tu­dos das ro­do­vi­as que de­ve­rá re­a­li­zar PPP’s pa­ra du­pli­ca­ção, ma­nu­ten­ção e me­lho­ra­men­to da ro­do­via. São os tre­chos: GO-330 en­tre Go­i­â­nia e Ca­ta­lão; GO-070 en­tre In­hu­mas e Ci­da­de de Go­i­ás; GO-080 de Ne­ró­po­lis até a BR-153, e a GO-213 en­tre Mor­ri­nhos e Cal­das No­vas.
Ele dis­se ain­da que o go­ver­no es­tá ten­tan­do con­ven­cer o go­ver­no fe­de­ral a in­clu­ir as BR’s 060 e 153 no sis­te­ma de con­ces­são, ale­gan­do que a Uni­ão le­vou cer­ca de 20 anos pa­ra con­clu­ir as ro­do­vi­as e, já en­fren­ta pro­ble­mas pa­ra fa­zer a ma­nu­ten­ção. Ca­so o Es­ta­do con­si­ga in­se­rir as BR’s na li­ci­ta­ção, acre­di­ta que ha­ve­rá mais in­te­res­sa­dos, ten­do em vis­ta que as ro­do­vi­as es­tão pron­tas.

Ca­so as ro­do­vi­as fe­de­ra­is se­jam in­cluí­das no ne­gó­cio, ele acre­di­ta que a ta­xa de pe­dá­gio se­ria mais bai­xa, ten­do em vis­ta o me­nor cus­to pa­ra fa­zer a ma­nu­ten­ção. “O go­ver­no do Es­ta­do es­tá ten­tan­do sen­si­bi­li­zar o go­ver­no fe­de­ral pa­ra que fa­ça es­sa con­ces­são em con­jun­to com as ro­do­vi­as go­i­a­nas.”
De acor­do com o se­cre­tá­rio, o es­tu­do en­vol­ve tam­bém a pos­si­bi­li­da­de de par­ce­ria na In­dús­tria Quí­mi­ca de Go­i­ás (Ique­go) e nas áre­as de sa­ú­de e se­gu­ran­ça pú­bli­ca. “Com o ama­du­re­ci­men­to do pro­ces­so vão apa­re­cen­do os in­te­res­sa­dos”, acre­di­ta, e dis­se ain­da que fa­rá ban­co de da­dos pa­ra for­ne­cer in­for­ma­ções às em­pre­sas com o in­tui­to de fe­char ne­gó­cio.

Se­gun­do ele, há pro­je­to de lei pa­ra cri­a­ção de um con­se­lho re­gu­la­dor das PPP’s, que es­tá sen­do apri­mo­ra­do com a aju­da de Ênio. Em Go­i­ás, já há par­ce­ria pú­bli­co pri­va­da pa­ra a cons­tru­ção de uma pon­te no Rio Ara­gu­aia. Wil­der de­fen­deu às PPP’s, di­zen­do que o Es­ta­do le­va­ria cer­ca de 100 anos pa­ra con­clu­ir o sa­ne­a­men­to bá­si­co de to­das as ci­da­des, ca­so uti­li­ze ape­nas re­cur­sos do te­sou­ro es­ta­du­al ou da Uni­ão. Com as par­ce­rias es­se tem­po po­de­rá ser re­du­zi­do dras­ti­ca­men­te. 
Wil­der ga­ran­tiu que as aná­li­ses da en­ge­nha­ria de re­tor­no do in­ves­ti­dor pri­ma­rão pe­lo pro­je­to com me­nor cus­to e me­nor ta­xa pos­sí­vel, mas de for­ma que o in­ves­ti­dor te­nha in­te­res­se em in­gres­sar na par­ce­ria pe­lo má­xi­mo pe­rí­o­do pos­sí­vel den­tro de sua con­ces­são. Ele pre­vê a du­ra­ção das PPP’s de 15 a 30 anos, de­pen­den­do da ta­xa de re­tor­no do in­ves­ti­dor.



Char­les Da­ni­el
Fonte: O Hoje

Link curto:

0 comentários:

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis