Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

10 abril, 2011

JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ PUBLICA MATERIA SOBRE LANÇAMENTO DOS LIVROS SOBRE IPORÁ

+A +/- -A

 O Jornal Diário da Manhã publicou na coluna Historiografia Goiana, uma matéria sobre o lançamento dos livros com a História de Iporá

Israel Amorim e Elpídio de Souza Santos

Depois de três anos pesquisando a história de Iporá, cidade que conheci pelas mãos dos diletos amigos-escritores Pio Vargas e Edival Lourenço, ela que faz parte da minha trajetória intelectual, conclui meu intento que resultou em duas publicações, são os livros: Israel Amorim - um homem que reluziu mais que seus diamantes e Elpídio de Souza Santos - pensador político em Iporá - 1944 a 1961.

Depois de participar da organização do festival de poesia falada em Iporá, integrar comissões julgadoras de festivais de música, proferir várias palestras na faculdade que antecedeu a implantação da UEG local, biografar em livro Jaldo de Souza Santos, palpitar na elaboração do livro A Família Souza Santos em Iporá, de João de Souza Santos e várias outras estadas, sempre tão boas, na cidade de Iporá por muito amá-la, recebi o convite de Jaldo de Souza Santos, presidente do Conselho Federal de Farmácia e um dos nomes mais importantes da farmácia mundial, para escrever sobre seu cunhado Israel Amorim, casado com sua irmã primogênita, Olga Santos Amorim e sobre Elpídio de Souza Santos seu irmão mais velho.

Os dois livros publicados pela editora Kelps, Israel Amorim - um homem que reluziu mais que seus diamantes e Elpídio de Souza Santos - pensador político em Iporá - 1944 a 1961. respectivamente, o mais importante construtor de Iporá e promovedor da existência de várias cidades do Oeste Goiano e o seu principal assessor político de boa parte da sua trajetória política, ambos ricamente ilustrados, com fotografias e documentos, contei com a colaboração imprescindível para essa tarefa de Armando de Souza, filho de Israel Amorim e dos Irmãos David Álvaro Medeiros dos Santos e Elpídio de Souza Santos Júnior, sobrinhos de Israel Amorim e filhos de Elpídio de Souza Santos.

Na próxima quinta-feira, esses dois livros com o apoio da família Souza Santos, prefeitura de Iporá e Câmara Municipal de Iporá, estarão sendo lançados, na Mansão Casa Verde, às 19h30, Iporá.

Apresentando as obras escreveram:


Israel Amorim - um homem que reluziu mais que seus diamantes

"Quando passei a militar na vida pública, eleito vereador em Goiânia, logo após a minha posse como presidente da Câmara, tive oportunidade de acompanhar os lances políticos do Estado, já pensando numa candidatura a deputado estadual. Então, eu acompanhava as ações dos líderes regionais do sudoeste, sul, norte (naquela época o Tocantins ainda era Goiás) e da região do Mato Grosso Goiano.

Foi na casa do Dr. Pedro Ludovico Teixeira, que conheci Israel Amorim, um cidadão proeminente do município de Iporá. Acompanhei seus passos na fundação de outras comunidades como Amorinópolis e Israelândia, observando que ele era um líder que se impunha pela seriedade, encarando a sua missão política, pelo sentimento humanitário que ele nutria, dando atenções, procurando socorrer segmentos da zona rural, da zona de garimpo, naquela vasta região, onde a assistência do poder público era quase zero, ele dava assistência para aquela gente toda.

Depois, já como deputado na Assembléia, meu relacionamento com ele se intensificou, ainda mais, até que deixei a política estadual para ser prefeito de Goiânia, em 1965.

Israel Amorim foi um dos grandes políticos que Goiás até agora registrou, porque nós não podemos medir a liderança dos nossos antepassados pelas posições de destaques assumidas; muitas destas posições são circunstanciais. Eu sepre medi a capacidade de um líder, não pela posição que eventualmente ele ocupa, mas, sobretudo, pela influência que exerce junto às pessoas com as quais convive.

Israel Amorim foi um homem que conseguiu se impor junto às comunidades com as quais ele convivia e liderava, realizando serviços, obras, ora através do Estado, ora como prefeito, deixando com profundidade a sua marca de líder, de competente, determinado, sério e, sobretudo, responsável.

Eu sempre procurei mirar-me em pessoas como ele e tantos outros que nós tivemos, construindo o Estado do qual hoje nós desfrutamos. Posso dizer que o grande sonho de cada pessoa é ter uma família, escrever um livro e construir uma cidade. Ele construiu uma cidade e ajudou na construção de outras. Aproveito, sempre que posso, a oportunidade para ressaltar a figura de Israel Amorim. Irís Rezende Machado - ex-prefeito de Goiânia."

"Seria uma honra para qualquer cidade, porém, esse privilégio pertence a nossa Iporá, o fato de ter em sua história, uma personalidade tão marcante quanto Israel Amorim. Liderando uma verdadeira epopéia de valorosos pioneiros, construiu ruas, estradas, pista de pouso do aeroporto, edifícios públicos, tudo mais para que o nosso município pudesse nascer e figurar no mapa de Goiás. Ações que aconteceram antes da emancipação política de Iporá e continuada depois, em seu cotidiano de trabalho, como o primeiro prefeito-eleito da cidade.

Não foi apenas Iporá que se serviu da trajetória de Israel Amorim para existir, são várias cidades do Oeste Goiano, cuja história de edificação contou com a sua obra de desbravador.

Este livro traduz o reconhecimento memorial memorial justo ao visitar a sua biografia, ele, que tudo fez para o nascedouro de nossa cidade. José Antônio da Silva Sobrinho - prefeito de Iporá (1983-1988/2009-2012)"

"Israel Amorim, nunca, em momento algum, comentou sobre qualquer arrependimento de qualquer coisa que ele tivesse feito. Falava, sempre, que era um homem realizado e que ajudou muita gente.

Despreocupado em construir um patrimônio pessoal, sendo ele um dos homens mais ricos do oeste goiano, ficou pobre. A sua missão foi construir cidades, desenvolver uma região. Iporá é a gênese da sua rica trajetória existencial. Jaldo de Souza Santos - presidente do Conselho Federal de Farmácia e cunhado de Israel Amorim."




Elpídio de Souza Santos - pensador político em Iporá - 1944 a 1961.

"Este livro retrata a história de um homem que teve uma atuação de grande importância não só no âmbito familiar e profissional, mas também na política iporaense, razão que faz jus o título desta obra.

Através de relatos proferidos pelo próprio Elpídio, quando ainda era vivo, detalhados por familiares e amigos, e notadamente por informações obtidas em registros documentais, observamos uma sequência de fatos importantes e relevantes que nos levam a incentivar a leitura desta obra, a fim de cultivar, ainda mais, o amor pela história do município de Iporá e consequentemente, de homens, que, como Elpídio de Souza Santos, deixou sua marca registrada no referido município.

Iniciando pelo nascimento e desenvolvimento de Elpídio, nos é apresentado o contexto familiar em que se encontrava, destacando-se os fundamentos da prática cristã. Como o trabalho chegou muito cedo para ele, tomou-se ainda jovem, escafandrista nas atividades de garimpo, ao mesmo tempo dedicando-se por onde passava, surgindo ai suas habilidades de estrategista para a política.

Através desta obra, você leitor, conhecerá a relação existente entre a vida de Israel Amorim e Elpídio, fato que levou Elpídio a ingressar definitivamente na política de Iporá, onde vivenciou momentos de lutas e dificuldades.

Importantes conquistas são narradas em grandes detalhes, tudo por amor a uma cidade que cativou o seu coração, a ponto de ele considerar-se um legítimo iporaense.

Mesmo sem remuneração salarial, Elpídio participou ativamente, da política, ressaltando que, como o vereador mais votado, esteve presendte na primeira sessão quando foi oficialmente instalada a Câmara Municipal de Iporá, em 16 de abril de 1949, assumindo a vice-presidência da Casa, para em legislatura posterior exercer a sua presidência.

Enfim, Elpídio de Souza Santos, homem de ideias inovadoras e defensoras da causa do povo, trouxe grandes contribuições para a política iporaense. Com satisfação e apreço, indicamos este livro, de leitura atraente e fácil compreensão para imersão em uma importante peça da história de Iporá. Eurides Laurindo Ferreira - presidente da Câmara de Iporá."


Fonte: DM

O autor dos livros é Ubirajara Galli
Membro da Academia Goiana de Letras e do 
Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
Ubirajara Galli

Link curto:

0 comentários:

Postar um comentário

Sugerimos postar comentários como:
Nome/Url
colocando seu nome.

Comente somente sobre o assunto acima.

Por favor não use palavrões, xingamentos, ofensas.

Para falar com o responsável pelo Blog Iporá, sugestões, parcerias, anúncios, etc. clique em "contato" na última opção do menu.

*Antes de ser publicado seu comentário será analisado.

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis