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08 abril, 2011

GOIÁS: MARCONI LUTA PARA MANTER SUZUKI EM GOIÁS

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Briga agora não é mais entre Catalão e Itumbiara, mas entre Goiás e o Estado do Rio de Janeiro. 

O governador Marconi Perillo (PSDB) tem mais um desafio pela frente: garantir a instalação de uma fábrica da montadora japonesa Suzuki no Estado. O clima de intranquilidade política gerado pela possibilidade de a empresa se instalar em Itumbiara (GO), desagradou os acionistas, que já estudam a possibilidade de se instarem no Estado do Rio de Janeiro. A briga agora não é mais entre Catalão e Itumbiara para ver quem fica com a fábrica, mas entre Goiás e o Rio de Janeiro ou outro Estado. 

Declarações do prefeito de Catalão, Velomar Rios (PMDB), de que diretores da indústria haviam lhe afirmado que a escolha da cidade que vai receber o investimento seria política e dependeria exclusivamente do governador, Marconi Perillo, irritaram profundamente a direção da Suzuki. A assessoria de imprensa da Suzuki chegou a desmentir o prefeito, jogando por terra a tese de ingerência política e reforçando que a decisão da empresa, que não teria sido ainda tomada, seria eminentemente técnica e estratégica.
 Como todo grande conglomerado, o grupo Souza Ramos, que detém a marca Suzuki no Brasil, é extremamente discreto e cauteloso com suas ações. Todas as decisões de grande porte passam também pelos acionistas da fábrica no Japão e seguem, estritamente, às estratégias da multinacional. 

No início da semana, Marconi esteve em São Paulo e no Rio, onde se reuniu com vários empresários. Na bagagem de volta, o governador trouxe notícias de investimentos importantes para o Estado, como R$ 1,2 bilhão na ampliação da Mitsubishi em Catalão.
O governador também esteve com diretores da Suzuki na tentativa de evitar que a empresa vá para outro Estado como o Rio de Janeiro. Oferecemos todo o nosso apoio à Suzuki para que instale essa fábrica em Goiás. Esse investimento é importante para o Estado e fiz questão de dizer que estamos à disposição do grupo afirmou o governador. A Suzuki Veículos do Brasil assinou contrato para receber benefícios fiscais do governo estadual por meio do Programa Fomentar ainda em 2008. No protocolo de intenções, o grupo afirmou que a fábrica seria instalada em Catalão, onde já funciona uma unidade em que os veículos importados são nacionalizados. Desde aquela época, porém, a empresa deixou claro que poderia instalar sua planta indústria em outra cidade. Um intenso bate-boca político causado na época tendo como principal protagonista o então prefeito de Catalão, Adib Elias (PMDB), e a crise da economia mundial fizeram com que a montadora congelasse temporariamente planos de investimento. 

Adib e Velomar colocam empresa em saia justa

Velomar Rios - Pref. Catalão
O prefeito de Catalão, Velomar Rios e o seu antecessor, o presidente estadual do PMDB, Adib Elias, promoveram uma série de trapalhadas que podem causar um prejuízo significativo para o Estado de Goiás. Na tentativa de responsabilizar o deputado estadual e presidente da Assembleia, Jardel Sebba, e o governador Marconi Perillo (os dois do PSDB) pela possível instalação da Suzuki em outra cidade, os dois estão afugentando a multinacional. As confusões promovidas pelo PMDB de Catalão começaram em 2008. Naquele ano, em pleno período eleitoral, o grupo provocou intenso bate-boca na imprensa e coalhou a cidade de Catalão de folhetos apócrifos acusando Jardel Sebba de ter levado a Suzuki para outra cidade. O tema foi, inclusive, explorado no programa eleitoral do PMDB. O grupo Souza Ramos não gostou nenhum pouco de ver o seu nome explorado politicamente, mas por conta da crise econômica mundial, que veio em seguida, deixou o assunto em banho-maria. Com a retomada do crescimento da economia mundial, vários municípios goianos incluindo Itumbiara e Luziânia passaram a trabalhar abertamente pela instalação da multinacional, enquanto o prefeito de Catalão permanecia inerte. Nas últimas semanas, com especulações de que a empresa teria se decidido por Itumbiara, Velomar e Adib decidiram agir. Infelizmente, o caminho escolhido foi o pior possível. Depois de espalharem pela cidade de Catalão que Jardel teria trocado a instalação da Suzuki em Catalão pela presidência da Assembleia constrangendo inclusive a bancada peemedebista no Legislativo que votou em peso em Jardel os dois foram a São Paulo se encontrar com dirigentes da empresa. Saíram divulgando nota oficial atribuindo a diretores da Suzuki a informação de que a escolha da empresa seria puramente política e que dependeria exclusivamente do governador Marconi Perillo escolher o local de instalação. Com o gesto, queriam prejudicar Jardel e Marconi, mas colocaram em xeque à credibilidade da empresa junto aos seus acionistas e trouxeram intranquilidade ao mercado. Uma empresa que se deixa levar ao sabor de decisões políticas, e não por estratégias mercadológicas, não tem como oferecer segurança aos seus acionistas, clientes e fornecedores. Os desmentidos vieram em seguida. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Catalão, Chahadeh Damasch, que participou de encontro, disse em entrevista que não ouviu, em nenhum momento, qualquer declaração dos diretores da Suzuki no sentido de que a decisão seria política. A própria assessoria de imprensa da multinacional tratou de desmentir o prefeito, dizendo que a escolha seria técnica e estratégica e levaria em consideração o ponto de vista, também, dos acionistas japoneses. Pego na mentira, Velomar não se retratou. A última trapalhada no campo da comunicação foi promover um abaixo-assinado, que, segundo ele, será encaminhado ao governador Marconi Perillo, pedindo para que a fábrica seja instalada em Catalão. Estranhamente, embora insista no discurso de que a decisão da Suzuki será política, Velomar e Adib se recusam a sentar e conversar com Jardel Sebba e com o governador Marconi Perillo. O governador, que já tem de enfrentar múltiplos problemas como pesadas dívidas, estradas esburacadas e metas de ajuste fiscal não cumpridas por seu antecessor Alcides Rodrigues, tem agora o desafio de convencer a Suzuki a esse clima de instabilidade política e se instalar no Estado. 
Adib Elias - Pres. Estad. PMDB

As trapalhadas de Velomar

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, fez de tudo para inviabilizar a instalação da Suzuki no município. Para começar, desagradou a direção da montadora japonesa ao espalhar, aos quatro cantos, que a escolha da cidade goiana onde ela iria se instalar era meramente política. As declarações infelizes irritaram profundamente a empresa Souza Ramos, que detém a marca. Depois, quando o processo de definição chegou na fase final, Velomar ficou inerte, enquanto outros prefeitos faziam de tudo para atrair a fábrica.

A insistência de Marconi 

O governador Marconi Perillo (PSDB) fez sua parte: garantiu todas as condições para que a Suzuki viesse para Goiás. Mas as declarações desastradas do prefeito Velomar Rios e de seu tutor, o presidente do PMDB, Adib Elias, fizeram a negociação recuar. Irritada com o tom político que a discussão ganhou, a montadora agora cogita instalar sua nova fábrica no Rio de Janeiro. Na segunda-feira, Marconi foi à sede da Suzuki no Brasil para contornar a situação. 

Jardel se torna alvo do PMDB

Apesar de seus esforços para levar a Suzuki para Catalão, o único representante do município na Assembleia, deputado Jardel Sebba, tornou-se bode expiatório de Adib e Velomar, que não admitem a própria incompetência em negociar com a montadora.

Engana-se quem pensa que o prefeito de Catalão, Velomar Rios, é o único responsável por maquinar tantos atos desastrados contra Jardel Sebba e Marconi Perillo que terminaram por colocar um ponto de interrogação na instalação da empresa em Goiás. Velomar tem, como conselheiro, o ex-prefeito Adib Elias que a turma de asseclas do PMDB insiste em chamar de trator do sudoeste goiano. É Adib quem insufla Velomar a atacar Jardel, como se isso mudasse o fato de que a prefeitura pode perder a Suzuki porque não ofereceu tantos benefícios quanto outros prefeitos ofereceram. 


Fonte: José Barbacena/Diário da Manhã

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