Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

30 abril, 2011

CIDADES: MAIS UM ASSASSINATO EM RIO VERDE

 Ontem, mas quase hoje. Vinte para meia-noite. Rua Marcha para o Oeste. Vila Amália em Rio Verde. De acordo com testemunhas no local, Railson Pereira, conhecido popularmente por Paraibinha, caminhava nesta citada rua quando uma moto se aproximou dele com o motor desligado. Assim que o veículo ultrapassou a vítima, descarregou a arma em Paraibinha, acertando vários disparos. A moto, que contava com duas pessoas, ligou então motor e saiu em disparada, tomando rumo ignorado. Ainda de acordo com testemunhas, a moto era de cor vermelha.

Sargento Martins e Soldado Ernane atenderam o chamado, mas quando chegaram, não havia mais nada que pudesse ser feito. Paraibinha já estava morto. Ele levou tiros no tórax, costas, nuca e maxilar. A perícia técnica e a delegacia de homicídios estiveram no local. Mais depoimentos foram colhidos. As investigações continuam.




SINDIPORÁ AINDA NÃO OBTEVE DA PREFEITURA LISTA DE NOMES DOS FUNCIONÁRIOS CHAMADOS DE "ALCOÓLATRAS E DROGADOS"

 Ao ser chamado na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos pelo fato da limpeza pública não estar ocorrendo a contento, o Secretário de Ação Urbana, Ivair Queiroz, afirmou que a área de limpeza pública não fica de maneira satisfatória porque possui funcionários com vícios em álcool e drogas, o que traz muitas faltas ao trabalho. 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Iporá (Sindiporá), Adair Francisco, enviou um requerimento à administração exigindo a lista de nomes de funcionários públicos supostamente alcoólatras e drogados, bem como quais medidas estavam sendo tomadas para recuperar estes funcionários. No entanto, até a presente data, o presidente do Sindiporá afirma que não recebeu a resposta da administração e que vai entrar com um pedido no âmbito da lei para obter esta resposta. 

O presidente do Sindiporá afirmou ainda que, no próximo dia 7 de maio, haverá uma assembléia às 09:00 h da manhã e estarão presentes a assessoria jurídica de Goiânia e ainda a advogada, Drª Dinalva Ribeiro. Além da questão referente ao requerimento que pede explicações à Prefeitura, serão tratadas ainda questões referentes à data-base para reposição salarial anual, ao piso salarial dos professores municipais; à questão referente ao IPASGO, pois se afirma que a partir de agora cada servidor terá direito a apenas 4 guias por ano e isso está preocupando os servidores; referentes ao plano de carreira; à questão do complemento salarial e ainda existem demandas dos odontólogos do município referentes a questões salariais. 

(João Batista da Silva Oliveira)



PM REALIZOU OPERAÇÃO FECHA CIDADE EM IPORÁ

A Polícia Militar realizou nesta manhã de sexta-feira, dia 29, a operação fecha cidade. Por durante 12 minutos as entradas e saídas de Iporá foram fechadas, num treinamento para o caso de uma necessidade. Essa prática é adotada pelo comandante do 12º BPM, ten. Cel. Frazão, que segundo ele, faz parte de um planejamento do treinamento do policiamento preventivo.

Segundo disse, num caso de assalto por exemplo, os criminosos ficariam impossibilitados de fuga.

Esse trabalho é realizado em algumas outras cidades, muitas pessoas que saíam em viagem reclamaram da demora e não estavam entendendo o motivo da operação. Uma imensa fila se formou na G0-060, que liga Iporá a Israelândia.



DISPARO DE ARMA DE FOGO NO CENTRO DE INSERÇÃO SOCIAL

  Na noite de quinta-feira, 28, por volta das 21:40, os agentes prisionais de plantão no Centro de Inserção Social de Iporá ouviram disparos de arma de fogo. Segundo relato de testemunhas dois homens em uma moto, que ainda não foi identificado, efetuaram dois disparos contra o portão. O Agente Adalmi Batista de Azevedo diz que quando abriu o portão avistou a moto e as duas pessoas em fuga, provavelmente, seriam eles, os autores dos disparos. A polícia militar foi acionada e um projétil foi encontrado. Os projéteis atravessaram o portão e atingiram um veículo e uma parede. Ninguém ficou ferido.




29 abril, 2011

CIDADES: ASSALTO A CORREIOS DE ARENÓPOLIS

No final da tarde de quarta-feira, 27, às 16:50 horas, quando faltavam 10 minutos para fechar a agência dos Correios de Arenópolis, esta sofreu assalto, sendo levado do local cerca de 15 mil reais. É mais um assalto no mesmo estilo daqueles ocorridos em Jaupaci e Ivolândia, todos neste ano de 2011. 

Um homem em uma moto, a qual estacionou na porta do estabelecimento, adentrou encapuzado no local, mostrando arma e fazendo ameaça para os presentes dentro do recinto. Depois de render clientes e o dono do estabelecimento, levou o dinheiro. A Polícia foi acionada, mas sem tempo de empreender cerco ao assaltante.




CIDADES: SÁBADO TERÁ INAUGURAÇÕES DE OBRAS EM DIORAMA

 Sábado, 30, haverá uma rodada de inaugurações de obras na cidade de Diorama. O prefeito Edison Ferreira (Edinho) prepara para que sejam entregues ao povo:

1 - Inauguração da pavimentação asfáltica e meio fios (mais de 5.000 m2.) que é emenda do deputado federal Leandro Vilela.
2 - Inauguração da pavimentação dos passeios públicos (calçadas ). São mais de 2.900 m2.
3 - Ampliação e reforma da Escola Municipal Guanabara.
4 - Implantação do Pró-Info Rural (cinco computadores para Escola Municipal Guanabara)
5 - Inauguração do poço artesiano na comunidade do Jaraguazinho. Esta inauguração do poço será no começo da tarde. Depois a equipe da Prefeitura segue para cidade, onde faz, no final da tarde a inauguração das demais obras. A rodada de inaugurações termina com festa que o prefeito anuncia para a noite na Quadra da Cidadania.



28 abril, 2011

CIDADES: VÍDEO COM CENA DE PORNOGRAFIA CIRCULA ENTRE OS JOVENS DE DOVERLÂNDIA

  Um vídeo contendo imagens de sexo explicito com menores tem circulado entres jovens estudantes em Doverlândia Goiás, o vídeo de pouco mais de três minutos de duração foi intitulado de "suruba com Doverlândense", as cenas mostram uma menor de idade com aproximadamente 14 anos, trajada de blusa vermelha com detalhes em branco e amarelo, short jeans e calçando chinelo de dedos de cor de rosa, praticando sexo ao ar livre com um rapaz de aproximadamente uns 17 anos, moreno claro, que cobriu o rosto com uma camiseta, deixando apenas os olhos expostos e atendia pelo o codinome "Remela". 

As cenas mostram também que ouve participação de outros rapazes,um deles filmava e dirigia as cenas outro apenas assistia o ocorrido. O que leva se a entender que estavam no local 4 adolescentes, 3 de sexo masculino e um de sexo feminino. E o mais surpreendente é que a adolescente esta consciente do ato em que cometia mais talvez não presumia as conseqüências, ela se mostrou ativa nas cenas, exibindo suas partes íntimas e praticando também sexo oral. Em alguns momentos da pra se ouvir alguns nomes. O local ainda não foi identificado mais mostra uma zona de mataria com um muro de tijolos de cimento do lado. E para agravar ainda mais a situação os jovens não se protegiam, o que poderia originar uma DST, ou uma gravidez precoce. A cópia do vídeo está sendo distribuída entre celulares de vários estudantes principalmente do colégio JK, esse vídeo será encaminhado ao conselho tutelar municipal.

A menor se apresentou ao Conselho Tutelar de Doverlândia, os outros envolvidos ainda não foram localizados até o momento.



Colaboração:

27 abril, 2011

CIDADES: JOVEM DE 19 ANOS É MORTA A FACADAS PELO EX MARIDO EM MINEIROS

 Jovem de 19 anos foi morta a facadas pelo ex-marido por volta  das 15h45 de ontem (26), em Mineiros, Goiás. A vítima, Vanderlice dos Passos Silva, estava em sua residência, quando foi surpreendida pelo ex-marido, Ailton Domingues Bastos, 31, que tentava uma reconciliação. Após se negar a voltar para o ex-companheiro, Vanderlice foi atingida por golpes de faca no tórax, braço e pescoço. Ela morreu no local e o autor das facadas fugiu.



Fonte: DM

DONO DA FRIBOI EXPLICA PORQUE FECHOU CURTUME EM IPORÁ

  O grupo JBS S/A, Multinacional Brasileira, que se instalou em Iporá e fechou as portas demitindo cerca de 100 pessoas recentemente, não dá esperanças de reabrir, como muitos acreditam. O proprietário dessa empresa , Júnior Batista, mais conhecido como "Júnior do Friboi", participou hoje,26 de abril, de um programa na rádio 730 em Goiânia, e foi questionado por Danilo Gleic, sobre os motivos do fechamento da empresa. Disse o empresário que o fechamento em Iporá, se deve a variação do dólar. O Dólar hoje está dificultando muito as exportações brasileira e a empresa tem que se ajustar em relação às vendas, o fechamento em Iporá, é devido a falta de competitividade, precisamos de um dólar mais alto e o real menos valorizado, disse confira a entrevista....

"O mercado hoje, você sabe, temos um problema sério com relação ao dólar,o Brasil hoje, com esse dólar flutuante que nos temos, que eu acho bom,hoje nós temos muita entrada de dólar no país, e o dólar hoje está dificultando muito as exportações brasileiras. A empresa tem que se ajustar em relação as vendas, não basta só produzir, você tem que vender também. Então nós estamos passando por muitas dificuldades, em relação ao dólar, porque nós ficamos menos competitivos no mercado externo. O fechamento dessa unidade não quer dizer que nós queremos fechar,,queremos abrir todas as nossas unidades, mas não dá não temos competitividade para exportar , hoje o mercado interno, por mais aquecido que esteja ele não está absorvendo, precisaríamos de um dólar mais alto e um real menos valorizado, para que possamos ficar mais competitivo no mercado externo. O Boi no Brasil sempre teve 25 dólares o dólar o máximo pela arroba, hoje está a 65 dólares. Em 10 anos, o que nós conquistamos no mercado perdemos em dois anos. Temos a isenção de impostos, mas quando a carne chega no exterior, ela chega mais cara lá do que o que o que é produzido naquele país "



26 abril, 2011

SÃO LUÍS: PRODUTOR RURAL É VÍTIMA DE EMBOSCADA E SAI ILESO

O produtor rural Ricardo Rizzo Vasques, 48, acompanhado de 5 crianças e uma empregada doméstica, passou por um grande susto na última quarta-feira, dia 20, quando seguia em sua caminhonete para São Luís de Montes Belos, pela estrada que liga o município ao povoado de Rosalândia. Ao passar por dois veículos estacionados à beira da via, um em cada sentido da via, Ricardo foi alvejado por vários disparos de arma de fogo.

Ricardo Rizzo à esquerda


Ao notar que um homem colocou o corpo para fora de um dos veículos e começou a atirar, Ricardo conseguiu se desvencilhar das balas e ninguém ficou ferido. Durante a fuga Ricardo ligou para a Polícia Militar e relatou o caso. Em poucos minutos a equipe do GPT, composta pelos policiais: Sgt. Ferreira e Soldados Reinado e Cardoso, com o apoio de mais duas equipes, chegou ao local e logrou êxito na prisão do suspeito de efetuar os disparos contra a vítima.



A surpresa veio com a identificação do autor dos disparos. O policial civil Ailton Vicente da Silva, 39, lotado na delegacia de Sanclerlândia, confessou ser o autor dos tiros. Ao delegado, Dr. Tiago Junqueira, que estava de plantão na delegacia de São Luís, Ailton disse que a motivação dos disparos teria sido uma manobra do veículo da vítima que acabara fechado o seu veículo na estrada.



Argumento que perdeu a consistência após as primeiras investigações do delegado Junqueira. A motivação oficial teria sido passional. Ricardo declarou que manteve, há um tempo atrás, uma relação com uma ex-namorada de Ailton Vicente. “Conheci o pai dessa moça, mas na época não aconteceu nada, pois eu era casado. Depois que me separei encontrei com ela e ela disse que eu havia sumido, e eu comentei: agora vou aparecer mais, pois estou solteiro. Ela me disse que estava solteira também e trocamos telefone e ficamos juntos até ela ir para os EUA e então, acabou”, frisa Ricardo.



Além do risco de vida que os ocupantes do veículo sofreram, um fator agravante chamou a atenção no caso: a arma e o veículo utilizados na tentativa de homicídio pertencem à Polícia Civil. Para agravar ainda mais a situação, testemunhas, ouvidas pelo delegado, disseram que Ailton estaria rondando a região como se estivesse preparando a ação. “Apesar de nenhum dos disparos atingirem a caminhonete, o clima no interior do veículo foi de pânico e pavor”, disse a empregada, que pede para não ser identificada.



Estava eu, meu filho de 13, minha filha de oito anos na frente, e atrás a empregada com seus três filhos. E quando eu percebi que ele realmente iria atirar eu falei para todos se abaixarem porque ele estava atirando em nós, aí eu acelerei. Assim que eu cheguei ao lixão às viaturas já estavam todas no local, eu estava vindo até São Luís deixar a empregada para fazer uma compra e seguiria para Goiânia. A Polícia Militar de São Luís está de parabéns, pela presteza e competência”, conta Ricardo.



O policial Ailton Vicente passou a noite na delegacia de São Luís e na manhã do dia seguinte ele ficou sob a custódia do seu chefe imediato, o delegado da cidade de Sanclerlândia, que por sua vez ficou com a incumbência de encaminha-lo à Corregedoria da Polícia Civil para a adoção das medidas que o caso requer. Infelizmente não foi possível falar com o suspeito para ouvir dele a sua versão dos fatos.


25/4/2011
Edivaldo Oliveira


PREFEITO DE IPORÁ VETOU PROJETO DA LICENÇA MATERNIDADE DE 180 DIAS

Projeto-de Lei, de autoria de Suélio Gomes (PR), que aumenta a Licença Maternidade de 120 para 180 dias na esfera do município de Iporá, recentemente aprovado pela Câmara, foi vetado pelo Executivo em primeiro de abril e lido ontem, 25, em sessão da Câmara de Vereadores.

O Projeto Lei Complementar 06/2011, - que prevê o aumento do período do gozo do Salário Maternidade de 120 (4 meses) para 180 dias (6 meses)  pelas servidoras do Município de Iporá foi criado pelo vereador Suélio Gomes (PR) e aprovado por 8 votos favoráveis, com a abstenção do vereador Auelione (PMDB).

Na manhã de ontem, 25,  foi lido em plenário o veto do Prefeito de Iporá. A expectativa agora é saber se os vereadores vão derrubar o veto e fazê-lo virar lei. O Legislativo tem força para isso. Depende da vontade da maioria dos vereadores. 

O executivo argumenta que o Projeto-lei é inconstitucional por não prever a origem dos recursos e ainda, por criar benefício diferente dos elencados na GRPS. E ainda, por não caber ao legislativo versar sobre estas questões ficando a cargo do executivo (em específico, questões relacionadas à Previdência). No entanto, a medida visa realizar um ajuste na lei, uma vez que, na esfera federal o salário maternidade vigora com 180 dias.

O relator do projeto, vereador Valdeci José de Lima (PT), afirmou que a partir de agora o projeto segue para Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Iporá, composta ainda pelos vereadores Eurides Laurindo (PSDB) e Auelione Alves (PMDB). A referida Comissão possui 10 dias para emitir parecer. E ao emití-lo a pauta da câmara será trancada até que o referido projeto seja discutido. Estão previstas novas discussões a respeito do projeto em questão para o início do mês de Maio. 



ACIDENTE DE TRÂNSITO ENVOLVENDO DOIS ÔNIBUS NA RODOVIÁRIA DE IPORÁ


Mauro Martins Gomes conduzia o veículo Mercedes Benz placa KAZ-7973, e Luiz Antônio Macedo estava no Mercedes Benz placa JZY – 4568. Mauro disse que estava com o seu ônibus estacionado no Box da Rodoviária, quando Luiz Antônio chegou conduzindo um outro para entrar no Box ao lado e subiu a roda traseira lado direito no local onde ficam as malas para embarque, ele tirou o pé do freio para afastar, quando aconteceu a colisão, quebrando o retrovisor lado esquerdo. Não houve feridos, apenas o prejuízo material.



FOI PRESO UM DOS TRÊS ACUSADOS DE ESTRUPRO EM IPORÁ

 Dos 3 foragidos da Justiça por serem supostos estupradores de uma menina de 15 anos, um deles foi preso. Mayke Brendo Dias Borges foi preso ao meio dia de domingo passado na porta da casa de um tio, no Bairro Mato Grosso, em Iporá. Ele esteve foragido em Goiânia, mas resolveu passar a semana santa em Iporá, na casa de parente e sem sair às ruas. Mas a Polícia Civil monitorava seus passos e quando saiu à porta da rua foi preso. 

Ainda estão foragidos da prisão preventiva decretada Flávio Vinicius Silva Ribeiro e Daniel Otílio Souza. A prisão preventiva dos rapazes se deve ao fato de serem tidos como estupradores daquela que foi vítima em 9 de março passado. Assim que saiu a decisão do Juiz os 3 já eram foragidos.

Os três rapazes chegaram a ser presos em flagrante no mesmo dia do delito. Mas a prisão foi relaxada pelo Juiz. Depois saiu uma nova decisão de prisão preventiva. Os advogados dos três alegam que não se tratou de estupro e que o fato, ocorrido na madrugada, em motel da cidade, foi com consentimento da menor. Nos relatos do inquérito o que consta é que os 3 rapazes teriam estuprado a menor, após submetê-la a bebidas alcoólicas.



ACIDENTE NA MADRUGADA EM IPORÁ

Na avenida Minas Gerais, foi encontrado um motociclista que teve queda de moto na madrugada, as 04:50h, Danilo Rodrigues de Oliveira 24 anos estava na moto Honda CG 125 preta placa de Iporá e sofreu uma queda, sendo que a moto ficou por baixo dele. 

O SAMU foi acionado, mas a vítima se recusou a receber o socorro, foi levado para a delegacia e em seguida, em função dos ferimentos, levado na viatura policial para atendimento no hospital municipal.




ACIDENTE ENTRE IPORÁ E AMORINÓPOLIS

 Veículo sai da pista e capota na G0 174 entre Iporá e Amorinópolis por volta das 11 horas da manhã de segunda, 25. O veículo Fiat/Strada Adventure, placa NWD 8567, ano 2010/2011, de cor cinza era conduzido por Vanderlei Moreira Dias residente em Buriti de Goiás, ele tinha outras três pessoas como passageiros.

Perdeu o controle do veículo, saiu da pista e virou, eles, aparentemente, segundos relatos da Polícia Militar tiveram ferimentos leves.



25 abril, 2011

SÃO LUÍS: HOMEM MORRE AFOGADO E FAMILIARES SE REVOLTAM COM BUROCRACIA


No final da tarde de sexta-feira, 22, quando curtiam o feriado prolongado em uma propriedade às margens do Rio Pilões, o empresário Amado Alves e sua família entraram em desespero quando Rubens Alex Pessoa, de 30 anos (foto detalhe), genro do empresário, entrou na água e não voltou mais. Depois de ter sido levado de canoa para o outro lado rio, Alex e um primo resolveram voltar nadando. Alex usava uma calça, tipo exército, e botas Sete Léguas. Precavido, o primo vestiu um colete salva-vidas.





O primo conta que chegou até uma pedra e subiu nela, enquanto Alex estava no meio do rio nadando contra uma forte correnteza. O primo relata que de repente percebeu que Alex estava se afogando, foi quando gritou por socorro e tentou resgatá-lo com um pedaço de pau. Segundo ele, Alex não conseguiu segurar, que rapidamente jogou o colete e que ele também não conseguiu pegar. Em seguida ele desapareceu na água.



Uma cena emocionante e triste: o primo lembra que a esposa de Alex chegou ao local e viu apenas o seu rosto antes afundar por completo. Depois que a vítima desapareceu, o pânico tomou conta da família e começava ali uma série de problemas para agravar ainda mais o sofrimento de todos, como se fosse um pesadelo.



Ainda no mesmo dia, o policial militar, Cabo Mendes, e o vereador Antonio Paulo, experientes na atividade de mergulhar, foram ao local com a missão de ajudarem a localizar o corpo de Rubens Alex, mas não tiveram sucesso naquele dia. Uma equipe do Corpo de Bombeiros saiu de São Luís no início da manhã de sábado, 23, para efetuar as buscas. Também não logram êxito.



Somente na manhã de domingo, dois dias depois, o corpo da vítima foi encontrado por Antonio Paulo e o colega, a uma distância de 100 metros do local onde ela havia desaparecido. Após resgatar o corpo, que estava boiando, e trazê-lo para a margem da propriedade, eles mal sabiam que ali estava começando mais um tormento.



A equipe do IML de Iporá chegou ao local e se recusou a levar o corpo para aquela unidade argumentando que o corpo não podia ter sido levado para o referido local, que segundo o perito, pertence ao município de Córrego do Ouro, que integra a região do IML da Cidade de Goiás. Se o corpo tivesse ficado onde foi encontrado, na área pertence ao município de Moiporá, o caso seria atendido pelo órgão de Iporá.



O fato gerou uma enorme revolta aos familiares. “Por causa de uma mera burocracia não vamos poder nem velar o corpo do nosso parente. Isso é uma falta de respeito com a família e com o cidadão contribuinte. Só porque o corpo foi levado a alguns metros isso aconteceu. Além do desinteresse, isso é um desrespeito desse pessoal com o morto e sua família”, desabafou um dos familiares.



Além não fornecer o veículo (Rabecão) próprio para este tipo de serviço, pelo fato de estar quebrado, foi preciso muita insistência dos familiares de Alex, para levar a equipe do IML de Iporá até a delegacia de polícia de São Luís para esclarecer de quem seria a competência no caso, Iporá ou a Cidade de Goiás. Enquanto a discussão acontecia, o corpo da vítima estava na porta da delegacia, no interior de um carro funerário, sob um sol escaldante.



Após decidirem que o IML da Cidade de Goiás teria a incumbência de receber o corpo, ele foi encaminhado para o órgão. Depois de dois dias desaparecido e 14 horas depois de ser encontrado, o corpo de Alex chegou a São Luís. A família não pôde velar o ente querido nem por um minuto devido ao avançado estado de decomposição. Para agravar ainda mais a situação, os familiares e amigos de Alex tiveram que passar por um constrangimento. Desta vez no interior do Cemitério Novo.



O fato de familiares terem procurado o pessoal da prefeitura ainda na parte da manhã para comunicar o sepultamento a dotar as providências necessárias, não foi o bastante para que as despedidas de Alex pudessem acontecer do jeito que todos esperavam. A família classificou de pouco caso e falta de respeito o tratamento dispensado por um funcionário do cemitério, que se recusou a entrar com o caixão na sepultura alegando que não podia enfrentar o mau cheiro porque tinha o estômago fraco. Foi preciso acionar um outro servidor para ajudar no serviço.



Dentro do cemitério esse não foi o único problema que revoltou a família e aos mais de cem amigos que foram até ao local se despedirem de Alex. O corpo da vítima foi colocado no túmulo sob luzes de lanterna. Não fossem duas ou três pessoas terem levado estas lanternas, o sepultamento teria acontecido no escuro. A prefeitura não oferece nenhuma estrutura no local para que sepultamentos possam acontecer no período noturno.



“Eu não estou acreditando no que estou vendo. Se alguém me contasse eu não acreditaria. É muita falta de respeito com a pessoa, com a família. Agora eu vejo que a nossa cidade realmente está sem comando. O que aconteceu aqui é uma afronta à dignidade do ser humano”, criticou a dona de casa, Eliane. “Se fosse a minha família a prefeitura seria acionada na justiça pelo dano moral que causou”, disse o comerciante Júlio Gomes.



Apesar de novo, o Cemitério Novo de São Luís revela, em algumas áreas, aspectos de abandono. Mato, lixo, sujeira, iluminação precária, túmulos vulneráveis a inundarem com qualquer chuva, entre outros problemas. No caso de ontem, por exemplo, a água para fazer a massa para assentar os tijolos na sepultura, foi buscada em um córrego do outro lado da rodovia. No Cemitério não havia água.



A falta, na prática, do IML em São Luís foi outro ingrediente a dar mais corpo à revolta das pessoas. O órgão chegou a ser inaugurado na cidade, pelo prefeito Sandoval da Matta, no ano de 2010. No entanto, até hoje ele não atendeu a nenhum caso semelhante ao de Alex ou de outro com morte de natureza violenta, que necessite de laudos emitidos por profissionais legistas e peritos. A justificativa é que o órgão não conta com esse tipo de profissionais. O corpo de Alex, que deixa mulher e um casal de filhos, chegou ao Cemitério por volta das 20 horas e foi sepultado a cerca de meia hora depois.


25/4/2011
Edivaldo Oliveira


CÂMERAS PODERÃO SER INSTALADAS NO CENTRO DE IPORÁ

Radivá, Presidente da CDL e Comandante da Polícia Militar tiveram uma conversa recente sobre instalação de câmeras de filmagem em ruas comerciais de Iporá. A ideia partiu do Tenente Coronel Frazão, Comandante do 12º. BPM. Radivá afirma que instalação de câmeras no centro da cidade, por meio de  acordo entre comerciantes, - para melhorar segurança – ainda não tem data definida para ser concretizada.

A proposta realizada pelo comando do 12° Batalhão da Polícia Militar (12° BPM) tem sido bem recebida pelos comerciantes. Consiste na instalação de câmeras na região central da cidade, próximo aos bancos e onde estão localizadas a maioria das lojas comerciais. Radivá Rocha de Carvalho - Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) - afirmou que a proposta feita pelo Tenente Coronel Frazão está sendo apresentada gradualmente aos comerciantes. Primeiro foi apresentada à diretoria da CDL e depois aos empresários lotados na Rua Esmerindo Pereira. Afirmou o líder lojista que o projeto está sendo recebido com o entusiasmo e estes estão repassando para os demais colegas a nova ideia. 

Afirma Radivá que ainda não foi definida uma data para a instalação e monitoramento das câmeras. Pois a proposta está sendo discutida e estão sendo verificados os valores, ou seja, estão verificando a viabilidade do projeto. A medida visa principalmente garantir maior segurança aos comerciantes e população de um modo geral. Apesar dos furtos não serem preocupantes, mas que tem ocorrido e como o banditismo ocorre a partir dos grandes centros para o interior, é bom se precaver.

Radivá acredita que se todos concordarem; será um benefício muito grande para a cidade em termos de segurança e modernidade. 
(João Batista da Silva Oliveira)


22 abril, 2011

MR CATRA OU MR CALOTE? NÃO COMPARECEU AO SHOW EM IPORÁ

   A Mansão Casa Verde lotou quarta, dia 20 de abril para ver o show de Mr.Catra, um cantor de funk carioca que faz sucesso em todo o Brasil e que foi contratado por dois promoters de Iporá para uma apresentação. O trabalho de marketing foi massificante o que atraiu a juventude da região , que estava na expectativa de ver pela primeira vez esse artista , mas a tão esperada apresentação não aconteceu. Segundo a organização do evento, o contrato foi assinado, todas as cláusulas foram cumpridas, inclusive a metade do valor do contrato foi repassada para a parte contratada, mas o cantor não compareceu e nem deu explicações para o ocorrido.




O Povo de Iporá é muito pacífico, não houve no evento nenhuma informação sobre os motivos do não comparecimento de Mr. Catra, mesmo assim não houve  protestos coletivos por parte dos jovens que compareceram, dando a entender que eles estavam interessados mesmo era na noitada que foi animada por um Dj que preencheu a festa com o som mecânico com a voz do artista que era para comparecer. Algumas pessoas pediram a devolução do valor do ingresso, o que foi feito sem problemas. Certamente a organização irá buscar explicações sobre o ocorrido e a devida reparação pelo dano.



20 abril, 2011

ACIDENTE NO CENTRO DE IPORÁ

 Por volta do meio dia de 20 de março, no centro de Iporá, cruzamento da Av. Pará com a Rua Bartolomeu Bueno, próximo da Rádio Rio Claro dois celtas colidiram. O Celta preto placa NVT 2363 de Iporá propriedade da médica Cristina e Celta prata placa JGT 9769 de Itapuranga Go, conduzido por Edisma Mendes Pereira. Um dos veículos ficou de rodas pra cima, nenhum dos condutores ou ocupantes tiveram ferimentos, só o susto, por isso, compareceu o SAMU e socorreu a criança que estava em um dos veículos. 


A cena chamou a atenção de todos, porque o veículo virou completamente.


AGETOP LIBERA HOJE (20) DESVIO NA GO-060

  O desvio que está sendo construído no km 131 da rodovia GO-060, trecho São Luís de Montes Belos - Iporá, deve ser liberado às 18 horas de quarta, 20, segundo previsão da Agência Goiana de Transportes e Obras – Agetop

O desvio de 200 metros, que fica dez quilômetros após São Luís de Montes Belos, foi providenciado enquanto é recuperado um bueiro tubular rompido por uma tromba dágua no último dia 9. Enquanto o desvio era providenciado, os usuários da rodovia utilizavam um percurso que dá a volta e passa por Aurilândia. Desta forma, fica assegurado trânsito normal, desde que realizado com atenção, para os motoristas que passarem pelo local neste feriado prolongado.




Atualização 20/04 - 23hs: 
O desvio ja foi liberado, quarta às 21hs, 
previsão para conclusao da obra em 20 dias.

RIO VERDE: TENTATIVA DE HOMICIDIO E DOIS ESTUPROS NA MESMA OCORRÊNCIA

Madrugada de quarta, 20 de abril. Os Soldados Adão e Do Nascimento foram chamados até o Hospital Municipal, onde uma vítima recebia atendimento médico. Os policiais então anotaram em seu depoimento. A vítima, Thiago, de 26 anos, estava em sua casa quando dois indivíduos conhecidos apenas por Zezé e Didi entraram em sua residência e um deles desferiu um golpe profundo de faca em seu abdome. O pior ainda estava por vir.

Os dois criminosos então derramaram gasolina na casa e atearam fogo, queimando alguns pertences. No momento dos crimes, duas mulheres (uma delas menor de idade, com apenas 14 anos e a outra, sua mãe, com 36 anos) estavam na casa. As duas foram impiedosamente estupradas pelos dois criminosos. Nem mesmo os gritos por socorro foram capazes de diminuir a fúria de Zezé e Didi.

Thiago foi então socorrido por terceiros. Segundo uma das mulheres estupradas, Thiago devia drogas a um dos criminosos, e este teria sido o motivo da noite de fúria promovida por eles. A Polícia já iniciou as buscas para encontrar os dois criminosos. As vítimas de estupro foram encaminhadas até a Delegacia para os procedimentos legais. A sociedade espera que a prisão dos dois carniceiros do Gameleira seja feita em breve.



Atualização: 21/04

No dia 20 de abril, após informação recebida pelo Copom que indicava o local em que se encontravam os autores dos crimes praticados na noite anterior, a viatura 1032, composta pelo cabo Nascimento e pelo soldado Brito se deslocou ao local. 

Apoiados pelo Cap Luiz Carlos, Ten Edimar, Cb Normandes, Sd Elias, Sd Melo, Sd Silveira e Sd Freitas, os policiais fizeram a abordagem dos homens, que indicaram outras pessoas que teriam participado na prática do crime, auxiliando durante a execução, fazendo a segurança do local do crime e em seguida favorecendo a fuga dos autores. 

No total foram apreendidas seis pessoas e em posse dos homens foram encontrados dois machados de aproximadamente 30 cm e uma Espingarda Cartucheira cal. 32. 

Os suspeitos e os objetos apreendidos foram encaminhados a 8ª DRP para devidas providências legais. 

Os autores da tentativa de homicídio e do estupro foram presos em flagrante.

P5 - 2º BPM
Rio Verde



TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO TRÂNSITO

 Um fato inusitado foi parar na 
Delegacia de Polícia de Iporá. 

Bruno Soares dos Santos, de 21 anos, e Tanak Correia Duarte, de 22 anos, se desentenderam. Iniciou-se uma perseguição de automóveis entre os dois. Na escapada de Bruno, Tanak o perseguiu até alcançar a GO-174, trecho entre Iporá e Amorinópolis. Tanak tentou homicídio contra Bruno ao atirar o carro dele sobre o outro. A tentativa era provocar o capotamento no carro de seu desafeto. 

O resultado foi perca total dos dois veículos: um corsa Wind, ano 97 e um gol 98. A discussão deles foi parar na Delegacia. Tanak foi preso por tentativa de homicídio. Bruno vai responder também por delitos menores.




GOIÁS: GOVERNO FECHA ACORDO DE R$ 1,1 BILHÃO PARA SALVAR CELG

O Estado de Goiás e a Companhia Celg de Participações (CelgPar) aprovaram acordo de aporte financeiro com o Banco de Investimentos Credit Suisse. O comunicado ao mercado foi divulgado ontem e prevê investimento de até R$ 1,1 bilhão para a reestruturação econômico-financeira da companhia. De acordo com o presidente da Celg, José Eliton, o acordo abre novas perspectivas para a empresa. “Esse acordo propicia o equilíbrio da empresa e possibilita a adimplência com o setor elétrico, passando pelo reperfilamento da dívida financeira”, destaca.


Os termos do acordo foram assinados durante almoço realizado no Palácio das Esme­raldas. Participaram o governador Marconi Perillo, o vice-governador e presidente da Celg, José Eliton, e o presidente no Brasil do Credit Suisse, José Olympio da Veiga Pereira. Logo após o encontro, foi divulgado um “Comunicado Conjunto ao Mercado’, informando da decisão. O documento foi assinado por Marconi, José Eliton e o vice-presidente de Relações com Investidores (Celg), Lincoln Xavier de Brito
“A reestruturação da CelgPar contemplará ações a serem lideradas pelo Credit Suisse visando o reperfilamento dos passivos da Celg Distribuição (Celg-D) e a alienação de parcela acionária minoritária da CelgPar. No âmbito desse processo, o controlador da CelgPar (Estado de Goiás) irá adimplir suas obrigações com a empresa, além de promover um aumento de capital da CelgPar", informa trecho do documento.

Tarifa
Inicialmente, o recurso disponibilizado pelo banco suíço chega a R$ 400 milhões. Esse valor seria utilizado para abatimento da dívida setorial e possibilitaria um novo e importante passo, já que possibilitaria o reajuste da tarifa de energia em 11,2% e a conseqüente capitalização da companhia. Por ter dívidas com o setor elétrico, a correção de tarifa não ocorre há mais de quatro anos, atendendo a determinações da política adotada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além do empréstimo de R$ 400 milhões para quitação das dívidas junto ao setor de energia, o banco disponibilizaria um segundo empréstimo, de R$ 700 milhões,  para pagamento das dívidas com os bancos. De acordo com a proposta apresentada, a instituição financeira vai participar das três etapas de recuperação da Celg: reestruturação financeira, governança e negociação das ações no mercado. Após o equilíbrio das finanças, o Banco Credit Suisse poderá colocar no mercado até 49% das ações da empresa.

“A remuneração do investidor será conforme a taxa de sucesso. Mas ao contrário de outros contratos feitos anteriormente, o percentual de êxito tem um limitador”, ressaltou José Eliton, que esclareceu também que o banco não terá participação direta na gestão da empresa. Mas poderá apresentar um plano de governança para auxiliar os gestores no caminho da recuperação.

“O Banco atuará como estruturador da operação de reequilíbrio financeiro da Celg. Mas claro que apresentará um plano, calçado em critérios de gestão da iniciativa privada como forma de auxiliar a Celg a trilhar o caminho do futuro”, informou José Eliton.



Fonte: O Hoje

19 abril, 2011

Ultimas Ocorrencias Policiais

 SOCOS E PONTAPÉS NA RODOVIÁRIA

Na madrugada, as 02:10h no terminal Rodoviário de Iporá aconteceu o desfecho de um desentendimento, resultado em agressão com lesão corporal.

Márcia da Silva Cereja, 38 anos, residente na Avenida XV de Novembro e Claiton Oliveira Alves de Melo 19 anos, residente no Setor Carajás. Eles chegaram no Pit Dog enfrente ao terminal rodoviário e pediram uma cerveja e pagaram pelo produto, quando começaram uma discussão, momento em que o homem seguiu rumo a rodoviária e a mulher foi atrás e no local de embarque de passageiros se atracaram. A mulher agredida sofreu ferimentos no nariz e sangrou muito, chamando a atenção de todos no local. O SAMU foi acionado, conduzindo a mulher para o hospital e o homem para a delegacia de polícia.


SUSTO EM CASA

No conjunto Águas Claras, Sirlene Augusta da Fonseca sofreu um dano material na porta. Uma pessoa chegou e amassou a porta com chutes e evadiu-se. A moradora informou o nome da pessoa que teria sido a autora do fato, mas não foi encontrada pela polícia. Ela foi orientada a procurar a delegacia de Polícia para investigação.


AGRESSÃO NO JARDIM ARCO IRIS

Na rua Serra Branca Jardim Arco Iris aconteceu uma agressão, a vítima Itanagilbe Medeiros Branquinho 69 anos foi encontrado sangrando com várias lesões no rosto. Ele foi levado pelo SAMU ao Hospital e não soube informar os autores da agressão.

BRIGA NO CONJUNTO ÁGUAS CLARAS

Uma briga foi registrada no Conjunto Águas Claras, um homem de 38 anos foi encontrado com uma faca na mão. Ele havia sofrido uma agressão e disse que iria pegar o agressor.

Foi levado pela PM com a arma branca para a Delegacia de Polícia, ficando a disposição da autoridade competente.


 LADRÃO FURTA CASA E LEVA ATÉ FIAÇÃO ELÉTRICA

Na Vila Brasília, Nilma Pimenta da Silva foi vítima de furto. Ela reside na Rua Roma e quando chegou em casa notou o arrombamento. Levaram botijão de gás, 02 blusa, 04 calça jeans, 01 aparelho parabólica marca Century e até a fiação elétrica da residência.


MENOR NA DIREÇÃO

Na Avenida Pará esquina com a rua Jacinto Moreira no centro, saída para Goiânia, local muito movimentado de veículos, foi encontrado um menor na direção. Rapaz de 17 anos conduzia uma moto Honda Titan preta. Ele foi flagrado porque assim que avistou a viatura virou em sentido oposto e não parou para a averiguação, foi seguido e abordado, quando constatou-se ser um menor na condução de veículo.

O menor foi levado para o conselho, sendo atendido pela Senhora Leonilda Maria Lassi Ázara e a moto apreendida, levada para o pátio do 12º BPM.




VENDEDOR DE COSMÉTICOS ROUBA IDOSO 


Na rua dos Currais, em Iporá aconteceu um roubo a pessoa por volta das 10:45h, portanto em plena luz do dia. A vítima, senhor Joaquim de Queirós,73 anos natural de Cachoeira de Goiás, relatou que chegou em sua residência um vendedor de remédio (produtos homeopáticos), e o convenceu a comprar um produto a base de babosa, um creme para pentear da marca Ribela no valor de R$ 20,00 (vinte Reais) que foi pago com uma nota de R$ 50,00 (cinqüenta Reais), ao receber o dinheiro e sem devolver o troco, o vendedor saiu em disparada, tomando rumo ignorado. De imediato a Polícia Militar foi chamada e iniciou-se o trabalho de investigação e monitoramento de um suspeito, que seria de aproximadamente uma pessoa de cor escura, que usava barba e conduzia uma bolsa preta.

Por volta dos primeiros minutos de terça, dia 19, no terminal Rodoviário de Iporá os policiais militares de serviço, depararam com suspeito E. A. R, 40 anos residente em Mineiros região sudoeste do Estado. Ele apresentava as mesmas características passadas pela vítima. Ao ser abortado, o suspeito estava na companhia de uma mulher de 28 anos, residente em Doverlândia, segundo eles, eram namorados. A vítima Joaquim de Queirós , 73 anos, residente no Bairro Mato Grosso, reconheceu o homem que seria o autor. Diante do fato o casal foi levado para a delegacia de Polícia e apresentado ao plantonista, onde ficou a disposição da autoridade competente.
Fica o alerta: Ao receber estranhos em casa, muito cuidado, você pode ser vítima de roubo ou furto.


CASO PARECIDO ACONTECEU HÁ POUCOS DIAS

Noticiamos dias atrás outro caso de furto dessa natureza em Iporá, onde a pessoa estranha que também vendia algo, pediu para ir ao banheiro e ao retornar levou a carteira dos moradores.
Uma moradora foi obrigada a fazer uso de uma faca de cozinha, teve até de golpear uma estranha que pediu para entrar em casa e usar o banheiro.




CARRO ABANDONADO NO CONJUNTO ÁGUAS CLARAS


No conjunto Águas Claras, Periferia de Iporá, avenida Monte Azul, foi encontrado abandonado o veículo Ford Escort L Placa JLK 1748 de Feira de Santana na Bahia, registrado em nome de Edsilson Santos. O veículo com documentação atrasada foi deixado no local com a chave na ignição, abandonado em cima de uma lombada (quebra Molas). Foi acionado o guincho para leva-lo ao pátio do 12º BPM. O veículo foi rebocado sem a presença do proprietário para reivindicar a posse do mesmo.



Fonte: Iporá News

VOCÊ SABIA? BURACO NA RUA PODE GERAR INDENIZAÇÃO

 A não conservação de via pública em razão da omissão ou descaso do poder público gera muitos transtornos e pode até provocar prejuízos materiais e causar ferimentos. Quando uma dessas situações acontece, o que fazer?
Acidente acontecido em Dourados - MS

A foto mostra a gravidade de um acidente em que o motociclista foi tragado por um buraco em uma rua de Dourados - MS. Com as chuvas, o buraco ficou coberto pela enxurrada, tirando a visibilidade do condutor, que acabou submerso até o pescoço. Além de danos materiais, houve lesões na vítima.
Quem repara os danos?
Quem sofrer acidente nas vias urbanas ou rodovias por causa de um buraco tem direito a ser ressarcido ou indenizado pelo responsável. Por isso a vítima pode recorrer à Justiça. No caso do ajuizamento de um processo, são necessários alguns procedimentos:
1) Registrar boletim de ocorrência;
2) Reunir provas: fotos do buraco, do acidente e do veículo;
3) Conseguir testemunhas;
4) Realizar no mínimo três orçamentos do conserto do veículo;
5) Juntar recibos com gastos relativos à medicamento e atendimento médico (se for o caso)
O dever da administração pública indenizar o cidadão decorre da constatação de que o Poder Público poderia e tinha o dever de agir, mas foi omisso, e dessa omissão resultou o dano.
  LEIS  
O §3º, do artigo 1º, do Código de Trânsito Brasileiro, determina: “Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.”

O artigo 37, caput, da Constituição Federal determina: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

§ 6º, do inciso XXII: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”


Dessa forma, de acordo com o que dispõe a Constituição Federal, em caso de omissão a responsabilidade da Administração Pública está assentada na ocorrência de dois pressupostos: a falta do serviço que incumbia ao ente público realizar e a culpa por não haver realizado, sendo assim, demonstrando por meio de prova documental que os danos causados foram provocados por buraco, tem o cidadão direito à indenização.
Vale lembrar que, se o buraco estava em área urbana, a ação deverá ser impetrada contra a prefeitura que é responsável pela conservação das vias urbanas. No caso de rodovias públicas, a ação será contra o responsável, que poderá ser o governo estadual ou federal. Já no caso das rodovias privatizadas, a ação deverá ser contra a concessionária.



Fonte: Assessoria Jurídica do 
Dep. Federal Geraldo Resende (PMDB-MS)


CIDADES: POR ACIDENTE MÃE MATA FILHO DE 7 ANOS NA GARAGEM EM ANÁPOLIS

 Uma criança de sete anos morreu atropelada na manhã de ontem, no Parque Morada do Sol, em Anápolis. Segundo o Corpo de Bombeiros, o atropelamento foi cometido pela mãe da criança e teria acontecido acidentalmente dentro da garagem da residência da família. De acordo com a Polícia Militar, o acidente teria ocorrido quando a mãe do menino foi dar partida no carro, que estava engatado. O veículo deu um salto e acabou pressionando a criança contra a parede. Felipe dos Santos Martins foi levado para o Hospital de Urgências da cidade, onde os médicos tentaram reanimá-lo por mais de uma hora, mas ele não resistiu aos ferimentos. Felipe era o filho do meio e cursava o primeiro ano do ensino fundamental. O caso foi encaminhado ao 5º Distrito Policial de Anápolis. A mãe do garoto pode ser indiciada por homicídio culposo, quando não há intenção de matar ou pode receber o perdão judicial, onde o juiz entende que a pena de perder o filho é pior que a pena judicial. em Anápolis




Fonte: DM

AGETOP PROMETE RECUPERAR PASSAGEM NA GO-060 EM 20 DIAS

 Presidente da AGETOP diz que prioriza obra de recuperação de bueiro, mas sinaliza 20 dias de prazo. Segunda, 18 em entrevista à rede Diocesana de Rádio, Rádio Rio Claro de Iporá, Jayme Rincon disse que está dispensando o processo de licitação devido a urgência da obra e não confirmou informação anterior dando conta que a empreiteira Caiapó seria a responsável, segundo ele, a Caiapó é uma das empresas que deve se inscrever, indicando que o processo de escolha da empresa ainda não está concluído. Enquanto isso, avisou, a AGETOP providenciou um desvio próximo do bueiro, não necessitanto mais o longo percurso.

Promotor de Justiça da comarca de São Luis de Montes Belos Bruno Barra Gomes entrou em ação.


O representante do Ministério Público vê lentidão da AGETOP e enviou uma recomendação à presidência da Agência para maior rapidez na reconstrução da pista de rolamento no km 130 da GO-060, entre São luís de Montes BelosIporá.


Bruno Barra recomendou ainda que o órgão promova imediatamente as intervenções necessárias no local para viabilizar um desvio seguro às margens da rodovia interditada. Também deverá sinalizar os trevos que dão acesso ao trecho, e divulgar, com auxílio da Polícia Rodoviária e da imprensa, sobre os desvios e rotas existentes.


Diz ainda a noto no site do Ministério Público.


Omissão e flagrante
  Segundo informa o promotor, depois de mais de uma semana da interdição, o Estado não tomou providências concretas para viabilizar a passagem dos veículos por meio de desvios mais curtos, nem divulgou planejamento para recuperar o via principal.


Em razão dessa omissão, o proprietário de uma fazenda, às margens da rodovia, abriu um desvio ao lado da pista e passou a organizar o tráfego de veículos nos dois sentidos, contratando pessoas para controlar o desvio e cobrando dinheiro pela passagem dos veículos. A prática ilegal foi contida pela Polícia Civil e Ministério Público. "Mesmo sem a cobrança de pedágio, o desvio continua a ser utilizado clandestinamente por centenas de carros, sem a devida fiscalização ou mesmo autorização do Estado", observa o promotor.(Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)



SÃO LUÍS: GRAVE ACIDENTE NA GO-164 MATA PROFESSORA

  No início da manhã de segunda, 18, por volta de 9h30, o caminhão Iveco Stralis 420, placas: MDI-4475, de Palmitos-SC, chocou-se de frente com o GM Corsa, placas: KEB-0785, de Córrego do Ouro. O acidente, que aconteceu na GO-164, a 10 quilômetros de São Luís, deixou uma vítima fatal. A professora Divina Vicente, com idade aproximada de 50 anos, foi jogada para fora do Corsa e morreu no local. O impacto foi tão grande que o motor do veículo de passeio foi arrancado do lugar.


Preliminarmente a Polícia Militar Rodoviária acredita que a enorme quantidade de buracos na pista possa ter sido a causa do acidente. Pelas marcas no asfalto deixa a impressão de que o motorista do caminhão tentou desviar do veículo menor e perdeu o controle da direção. O caminhão saiu da pista, passou por cima de uma árvore e parou no meio de uma pastagem a cerca de 30 metros da rodovia.



O motorista do caminhão, Francisco Caetano Fernandes, não sofreu ferimentos graves. Ele outros dois ocupantes do Corsa foram levados para o Hospital Municipal e todos passam bem. Pela gravidade da colisão a tragédia poderia ter sido maior. A professora Divina morava e dava aulas em Córrego do Ouro. Ela era sobrinha do prefeito da cidade, Bento Vicente. A vítima e o marido estavam indo a São Luís fazer uma transação bancária. O marido conduzia o veículo na no momento do acidente.



De acordo com um familiar do condutor do caminhão, que presta serviços para a empresa Leitbom, ele seguia com destino ao município de Sanclerlândia onde iria buscar leite. A equipe do sargento Dimas preservou a área do acidente até a chegada dos peritos do IML. Até o fechamento desta matéria ainda não havia a informação sobre como o corpo da professora seria encaminhado para o IML Iporá. Já que o órgão de São Luís só existe na teoria.


18/4/2011
Edivaldo Oliveira

18 abril, 2011

VOTORANTIN ANUNCIA RETOMADA DE INVESTIMENTO EM MONTES CLAROS DE GOIÁS

 No final do ano de 2008, com a emergência da crise mundial, a Votorantim Metais suspendeu o investimento que faria na cidade de Montes Claros de Goiás para extração e beneficiamento do níquel. Semana passada a empresa anunciou a retomada do investimento.

No jornal O Popular de quarta-feira, 13, estão anunciadas as ações da empresa em Goiás, as quais incluem ações, além de Montes Claros, também nas cidades de Niquelândia, Palmeirópolis e Anicuns. A Votorantin vai investir 121 milhões de reais em Goiás.

O diretor de exploração mineral da Votorantin Metais, Jonas Belther, informou que, embora esteja em fase inicial, a empresa está investindo em pesquisa mineral e no projeto de engenharia da unidade de níquel de Montes Claros de Goiás. Este ano serão aplicados recursos de 1 milhão de reais.

O trabalho da Votorantim Metais é em uma jazida que começa em terras do município de Iporá e termina em área de Santa Fé de Goiás. Montes Claros, por causa da localização na área central da jazida, sediará a parte de industrialização. 



17 abril, 2011

ESPORTE: LATICINIOS CENTRO-OESTE CAMPEÃO DO AMADOR 2011

   A tarde de sábado, 16, foi com as emoções do futebol e um início de bronca de quem venceu... Quase que os atletas campeões, a quem tinha sido prometido o prêmio de 10 mil reais, não dividem o dinheiro que a liga anunciou que estaria de posse do time campeão.  Na hora da entrega do troféu só foi entregue 6 mil reais ao vencedor do campeonato.
Dentro de campo um grande jogo, onde ambas as equipes estiveram a frente do placar. Em razão de precisar da vitória a qualquer custo, o Umuarama partiu pra cima. Tomou um gol logo no início feito por Baré. Mas reagiu bem, fez um bom primeiro tempo, o qual terminou com vantagem de 2 x 1 no placar. Paulinho e Gulit fizeram para o Umuarama. 

Mas no segundo tempo, o time do Laticínios, além de se defender bem, fez um gol de falta (Paulo Henrique), quando a barreira do Umuarama abriu e a bola entrou no canto do goleiro Saborá, defensor de destaque no jogo e que chegou a defender um penalte, no primeiro tempo, cobrado por Baré. 

O 2 x 2 era o que o Laticínios Centro Oeste precisava para conquistar o título, já que tinha vencido de 2 x 0 no primeiro jogo da decisão. De fato, o time patrocinado pela empresa Laticínios Centro Oeste fez a melhor campanha. Aliás, com maratona invicta neste Amadorão de 2011.

O jogo de momentos nervosos entre os dois finalistas foi prestigiado por um bom público. Muitos ingressos antecipados foram vendidos por 5 reais. Na bilheteria, na hora do jogo, tentaram vender por 10 reais, mas o público reagiu contrário, preferindo não adentrar o Estádio. Com a decisão de venda por 5 reais, teve que haver devolução de dinheiro para os que pagaram 10 e, nestas horas, sempre há um pouco de tumulto...

Todos os jogadores campeões e vices receberam medalhas. Belos troféus foram entregues aos dois times e ainda para o Da Silva (o menos goleiro vazado) e Baré (artilheiro com 13 gols). 

Liga não tinha todo o dinheiro prometido em "cash" 

Foi publicamente anunciado pela Liga Iporaense de Futebol que o campeão do Amadorão deste ano receberia uma premiação em dinheiro de 10 mil reais. Isso não foi integralmente cumprido. Junto com o troféu foi entregue na hora somente 6 mil reais. Isso trouxe, no primeiro momento, revolta para jogadores do Laticínios, pois a presidência anunciou  que a verba de premiação seria rateada entre os jogadores. Walmir, o treinador campeão, ficou furioso com o prêmio entregue, de pouco mais da metade do combinado. O clima só melhorou entre o grupo de campeões quando o presidente Moacir Augusto da Fonseca anunciou que pagaria de seu bolso o restante da premiação, o que, de fato, fez ontem mesmo a noite. 

Agnaldo Cardoso, que faz parte da direção da Liga, disse para esta reportagem que o problema se deu porque do prêmio de 10 mil reais, 4 mil seria uma doação de Naçoitan Leite, que presente no momento, não tinha o dinheiro em "cash" e se propôs a fazer um cheque, o que não foi aceito pelos jogadores campeões. Para preservar a imagem de Naçoitan e para abrandar a fúria dos campeões, Moacir pagou a diferença aos jogadores. Agora, há a dívida de Naçoitan para a Liga e da Liga para Moacir, presidente do Laticínios.

O jogo

Laticínios 2 x 2 Umuarama
Escalações
Laticínios: Da Silva, Denis, Cristiano, Cleiber e Marcelo Cavalo (Chocolate);   Marcelo, Paulo Henrique e Garimpeiro; Donatelo (Marco Antônio), Diego e Baré.
Treinador: Walmir

Umuarama: Saborá, Carlos Eduardo, Marnon, Saulo, Gulit e Danilo (Hugo); Dedé, Dione e Paulinho; Rodrigo Alves e Vinicius.
Treinador: Humberto Mattos

Árbitro: Major Jordão
Auxiliares: Mário Lúcio da Silva e Ivander Fernandes (Goiânia).


Saborá foi o goleiro menos vazado
Baré foi o artilheiro com 13 gols


LADRÃO FLAGRADO USANDO CUECA COM NOME DA VÍTIMA

    Polícia prende homem que aterrorizava cidade com furtos a residência, a polícia está investigando a sua autoria em 16 crimes da natureza ocorridos em Iporá


O preso é Juvercino Pedro Marçal, um homem sem residência fixa cuja a origem está sendo investigada. A polícia está indiciando também neste caso um homem pelo crime de receptação, Carlos Arantes Borges, vulgo Carlinhos, e ainda o casal Kátia e Júlio que reside na saída de Amorinópolis.


O delegado Vinicius Batista informou que as investigações duraram duas semanas para chegar até o suposto autor e aos co-participantes do crime. Conta o delegado que Juvercino usava a seguinte tática: Chamava os moradores para descobrir se havia alguém na casa, e em caso de não ter ninguém ele agia. Ele não foi preso em flagrante mais existia contra ele um mandado de prisão no estado do Mato Grosso, por isso encontra recolhido na delegacia de polícia.


Entre os objetos que furto estava uma cueca que ele usava bordada com nome da vítima.


15 abril, 2011

ESTUDANTES DA UEG PROTESTAM POR MELHORIAS


Professores e alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) protestam, nesta manhã de sexta-feira (15), em frente ao Palácio Pedro Ludovico, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia. Os manifestantes pedem melhorias na infraestrutura da instituição e no ensino. A UEG foi considerada uma das piores universidades públicas do País pelo MEC. O protesto gerou um grande congestionamento ao longo do percurso, que durou cerca de 1 hora.

Durante a manifestação, o Fórum de Defesa da UEG distribuiu pamonhas e pedaços de marmelada, numa alusão às dificuldades enfrentadas por eles na instituição, em frente ao Palácio do Governo. No mesmo local, os alunos também fizeram algumas encenações e queimaram um boneco de pano como forma de protesto.

Os estudantes lutam por uma maior assistência estudantil, como construção de restaurantes universitários (RU), implantação da Casa de Estudante e apoio ao estudo com bolsas de pesquisa. O Fórum de Defesa da UEG acredita que a ação coletiva pode mobilizar as autoridades para garantir a a qualidade e autonomia do instituto.

Fotos:





Fonte: Mais Goiás
Fotos: Danilo Bueno

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis