Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

24 agosto, 2011

ERA SÓ O QUE FALTAVA - O ZÉ QUER LIBERDADE PARA "MECHER" NO ORÇAMENTO

 O vereador Valdeci Lima reuniu na manhã de hoje em seu gabinete todos os meios de comunicação de Iporá, para comentar e apresentar a população o projeto de lei n° 25/ de junho de 2011. Projeto esse que tem como objetivo autorizar o remanejamento, transposição e transferência de recursos de dotações orçamentárias no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal. Ou seja, com esse projeto, o poder executivo, na pessoa do prefeito José Antônio, terá totais liberdades para movimentar os orçamentos destinadas ás secretarias municipais. Assim o mesmo não necessitará mais de nenhuma aprovação por parte da câmara para uso de verbas públicas.

O projeto que é citado pelo vereador como “Abusivo e Inconstitucional” tem outro fator que chama a atenção, é que o projeto é retroativo, ou seja, o mesmo será válido apartir de janeiro de 2011, quase 8 meses antes de ser votado.
Portanto os vereadores que tem como principal função ser representante do povo e consequentemente fiscalizar as ações da prefeitura abrirão mão de suas funções, deixando na mão do prefeito toda a responsabilidade de movimentar o dinheiro do município da forma que ele achar correto, não havendo assim a necessidade de aprovações no plenário da câmara.
/images/stories/jos_antonio.jpg
Prefeito José Antônio


É comum a prefeitura necessitar de repasses orçamentários, e os vereadores são os responsáveis por conceder esses repasses ou não, porém deixar na responsabilidade da prefeitura toda a distribuição dos repasses do município é uma forma dos vereadores da Câmara Municipal de Iporá, abrir mão da função pela qual foi eleita. 

Sendo assim, e se aprovado esse projeto de lei, perderá o sentido a população dar seu voto de confiança a um representante, já que se aprovado os mesmos demonstrarão que as prioridades políticas estão acima das prioridades da cidade e da população.

Até o momento apenas o vereador Valdeci Lima se manifestou contra a aprovação do projeto, que ainda terá sua data para votação marcada.

Fica a pergunta...
Será que algum vereador terá coragem de votar a favor do projeto?




22 agosto, 2011

PRESOS ACUSADOS DE MATAR RAPAZ E JOGAR NO RIO CLARO

 Foram presos na última sexta feira (19) dois jovens acusados de assassinar brutalmente o jovem Iporaense de 20 anos Henrique Nadvorny Gonçalves, no último dia 31 de julho em Israelândia.
Téo e Carlos Antônio "Magneto"
Os jovens e Theodomiro Rodrigues da Mata Neto popularmente conhecido como “Téo da Mata” e Carlos Antônio Lemes Neto conhecido como “o Magneto”.  A motivação do crime seria a divisão de 23 mil reais, dinheiro fruto de um furto que os três jovens teriam praticado na residência da sogra de Henrique em Goiânia. Uma vez que Henrique Nadvorny teria se arrependido de ter cometido o crime, e tinha a intenção de devolver o dinheiro a sua sogra, e para que Henrique não tomasse essa atitude os dois rapazes torturam e jogaram Henrique de cima da ponte do Rio Claro em Israelândia.


Henrique Nadvorny
Henrique Nadvorny
Os dois jovens tiveram a prisão temporária decretada por 30 dias, essa que poderá ser renovada pela justiça. Os dois jovens permanecerão presos na delegacia de Israelândia, local onde foi cometido o crime.







18 agosto, 2011

JOVEM DE 19 ANOS SOFREU TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM FAZENDA

 Nesta madrugada tentativa de Homicídio na zona rural de Ivolândia, fazenda Morro Alto distante 37 quilômetros de Iporá. Dionas Gomes de Oliveira, 19 anos foi atingido por dois disparos de arma de fogo, sendo um abaixo do olho esquerdo e outro no ombro. O autor dos disparos,um colega de trabalho do jovem, conhecido por Welmo

Segundo familiares, o desententimento entre os dois aconteceu ontem,quarta-feira,dia 17 e quando nesta madrugada por volta das 4:30h quando já estavam trabalhando tirando leite, aconteceu o fato. Segundo testemunhas Welmo disparou três vezes, sendo dois que atingiram a vítima, que foi socorrida pelos pais que percorreram 40 quilômetros de moto até o hospital municipal em busca de socorro,conseguiram salvar o filho. Vieram os três, a vítima e os pais numa moto para o hospital. O Jovem foi atendido no pronto socorro e segundo os médicos,seu estado de saúde é regular.

Fonte: Ipora News

POLICIA APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE ARMAS EM CHÁCARA

 Na manhã de ontem, 17, foi apreendido um arsenal na zona rural de Amorinópolis, Comarca de Iporá. Depois de intensa investigação realizada pela Delegacia de Polícia de Iporá foi deflagrada uma operação quando foram apreendidas armas.

Numa chácara, na região da Santa Marta, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Iporá, na residência de  Terezinha Sabina Dias,  foram encontradas:  

01 (uma) arma de fogo, tipo espingarda, marca Beretta, calibre 12, de 02 (dois) canos (Beretta – Gardone V.T. - Italy – PB X – Trap), nº H08819B; 

01 (uma) maleta, marca Beretta, de polímero, da cor azul; 

01 (uma) arma de fogo, tipo espingarda, Special Poldi Elektro, de 02 (dois) canos, calibre 12, made in Czechoslovakia;

01 (uma) arma de fogo, tipo pistola, calibre 45, marca Springfield Armary, modelo 1911 – AI, fabricação norte americana, nº 35229; 

02 (dois) carregadores, para arma de fogo calibre 45, com capacidade para 08 (oito) munições; 

02 (dois) carregadores, para arma de fogo calibre 45, com capacidade para 07 (sete) munições; 

01 (uma) arma de fogo, tipo revolver, marca Colt, Single Action Army .44 Special, calibre 44, nº SA07709, de fabricação norte americana; 

01 (uma) luneta, para arma de fogo longa, marca Holden Ironsighter; 

01 (uma) espingarda de pressão, marca Daisy, Power Line 853, de fabricação norte americana, calibre 4.5 mm; e 

01 (uma) pistola de pressão marca Daisy, Power Line 717, calibre 4.5 mm. 

Na residência de Valdir Francisco Dias foi apreendido  

01 (uma) arma de fogo, tipo revolver, marca Taurus, calibre 38, com capacidade para 06 (seis) munições,  nº serie 2027765; 

01 (uma) arma de fogo, tipo revolver, marca Smith & Wesson, calibre 22, capacidade para 06 (seis) munições, fabricação norte americana; 

01 (uma) arama de fogo, tipo espingarda, de fabricação artesanal, aparentemente calibre 36; 15 (quinze) munições, marca CBC, calibre 22;

30 (trinta) munições, calibre 38;

04 (quatro) cartuchos, calibre 38, deflagrados; 

01 (uma) caixinha com 67 (sessenta e sete) espoletas, para uso em espingardas de fabricação artesanal; 

01 (um) tubo de pólvora; 

06 (seis) balotes; 

01 (um) frasco de vidro, com 14 (quatorze) pedaços de chumbo; 

01 (um) punhal, com 08 (oito) cm de lâmina; 

79 (setenta e nove) munições, calibre 12; 

04 (quatro) munições, calibre 20; 

169 (cento e sessenta e nove) munições, calibre 45; 

219 (duzentos e dezenove) munições, calibre 44; 

02 (duas) munições, calibre 380; 

01 (uma) munição, calibre 762 (festim); 

212 (duzentos e doze) cartuchos, calibre 38; 

05 (cinco) cartuchos, calibre 357; 

01 (um) cartucho, calibre 380; 

01 (um) cartucho, calibre 09 mm; 

1.234 (mil duzentos e trinta e quatro) projéteis; 

173 (cento e setenta e três) cartuchos, calibre 45; 

50 (cinquenta) cartuchos, calibre 762; 

4.200 (quatro mil e duzentos) espoletas, marca CCI500, Small Pistol Primes; 

6.000 (seis mil) espoletas, marca CCI300, Large Pistol Primes; 

3.000 (três mil) espoletas, Primes For Shot; 

600 (seiscentas) espoletas, Winchester For Shot; 

600 (seiscentas) espoletas, Primes Large Pistol or Magnum; 

01 (uma) máquina de recarregar munições;

01 (um) cinto de couro, da cor marrom, com 02 (dois) coldres e 01 (um) porta munições (calibre 12), ambos de couro e da cor marrom; diversas peças da máquina recarregadora de munições; diversos apetrechos utilizados para carregar munições; e diversos cabos de armas de fogo, desmontados, utilizados em revólver.

A maioria das armas e munições foram furtadas de um colecionador residente no município de Diorama há aproximadamente dez dias. A Polícia Civil já tem o nome de dois dos autores do furto, mas que não podem ser revelados para não atrapalhar a investigação.

As duas pessoas presas em flagrante na zona rural do município de Amorinópolis foram autuadas em flagrante e responderão pelos crimes de receptação dolosa, na modalidade ocultação de objetos de origem criminosa, posse de armas/munições de uso permitido e posse de armas/munições de uso restrito.

A excelente operação foi comandada pelo Delegado Diogo Rincón Gonçalves Santana, titular da Delegacia de Polícia Caiapônia, com a investigação realizada por Policiais da Delegacia de Polícia de Iporá, com apoio da 7ª. DRP e do GENARC.  
Participaram da operação o Delegado Diogo Rincón Gonçalves Santana, os Agentes de Polícia Maurício Gomes Nunes, Rodrigo da Silva Mendes, Vinícius Pinheiro Vieira, Manoel Messias de Oliveira e os Escrivães Felipe Thiago Alves do Amaral e Haroldo da Silva Moreira, além de uma equipe da 7ª. DRP e duas do GENARC. 



TENTAVIVA DE HOMICÍDIO E SUICÍDIO EM IPORÁ

 Paulo Edson Gonzaga de 65 anos,  na noite de ontem (17), atirou contra a ex-esposa Aparecida Leite da Paixão de 50 anos. O crime aconteceu por volta das 20:15hs na residência da mulher na Avenida XV de Novembro no Centro de Iporá.

Segundo informações de amigos do casal, os mesmos moraram juntos durante um longo período, e a cerca de quatro meses os dois estariam separados, porém, Paulo Edson não aceitava a separação. Há informações de que Aparecida já havia recebido diversas ameaças de Paulo, e na noite de ontem em um ato até o momento inexplicável, Paulo foi até a residência de Aparecida e após chamar a vitima na porta, o mesmo atirou contra a cabeça da mulher e logo após atirou contra sua própria cabeça em uma tentativa de cometer suicídio.
Porém tanto a Aparecida como o Paulo não faleceram no momento dos disparos, e logo após ouvir os tiros e constatar que teria atingido Aparecida, os vizinhos acionaram o SAMU que esteve no local e prestou os primeiros socorros ás vitimas que foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Iporá. 

Ao chegar ao Hospital Aparecida foi transferida em estado grave para Goiânia, e permanece internada na UTI, porém há esperanças que ela sobreviva. Já Paulo Edson não teve tanta sorte, o autor dos disparos teve perca de massa cefálica e acabou falecendo por volta das 23:00hs da noite de ontem, ainda no Hospital Municipal de Iporá.

O fato chocou a todos os familiares, amigos e vizinhos da vitima, uma vez que apesar de Paulo se apresentar ás vezes uma pessoa muito nervosa, eles não acreditavam que o mesmo cometeria uma atitude tão fria e violenta.

Paulo utilizou um revolver Taurus calibre 32 para cometer o crime, revolver esse que possui uma Numeração de série, porém não há informações de como o mesmo o teria conseguido, já que ele não possuía porte de arma e aparentemente nem o registro da mesma.

O IML realizou a retirada do corpo de Paulo Edson do hospital, e o mesmo deve ser velado ainda hoje em Iporá, Já Aparecida permanece internada na UTI em estado grave na cidade de Goiânia, onde passará por exames para descobrir o tamanho da lesão causada pelo disparo.


10 agosto, 2011

PASSAGEIROS DE MOTOTAXISTAS SERÃO REVISTADOS PELA PM A NOITE

Cel. Frazão
Ação de menores que assaltaram em Iporá obriga PM a mudança de estratégia na Segurança Pública.

Comandante do 12º BPM, Tenente Coronel Frazão,reuniu os mototaxistas em seu gabinete para uma palestra sobre mudanças de comportamento como forma de prevenir esse crime. O Coronel disse que sua preocupação é grande,desde a morte do mototaxista Toin, encontrado sem vida em uma estrada vicinal,cujo assassino ainda não foi descoberto.

Cerca de 50 por cento dos profissionais da área compareceram à reunião com o comando da PM e foi pedida uma outra para que todos participem e se informem das medidas.

A partir de agora, explicou o cel. Frazão, os mototaxistas com o transporte de passageiro serão abordados e o passageiro  passará por uma revista. Será criada uma planilha para o registro dos passageiros, onde será anotado a RG do cliente bem como o destino da corrida. Será observado se o passageiro está armado e se é uma pessoa que suscita dúvidas. Essa abordagem será noturna,explicou o coronel, que fez um apelo aos usuários desse tipo de transporte, para que recebe bem o policial.


Os menores, assim que foram apreendidos,foram liberados,mediante a assinatura de um termo de responsabilidade por parte dos familiares. Coronel Franzão, em entrevista, reclamou da falta de um local em Iporá para internação de menores infratores,e que isso é prejudicial à sociedade. Disse que é culpa da estrutura, já que aqui não se tem essa casa de internação.


LEI FEDERAL PROÍBE MOTOS DE ENTREGAR GÁS DE COZINHA

 Motos estão proibidas de circular com gás de cozinha para entrega. É o que determina a Lei Federal nº 12.009, que entrou em vigor no dia 4 deste mês. Sendo assim, revendedores só poderão entregar gás em motos modelo side-car, um veículo de três rodas. Outras alternativas são as entregas em caminhões ou que o consumidor busque diretamente o produto nos depósitos. A novidade também abrange entregadores de galões de água mineral.

Aqueles que infringirem a lei terão que pagar multa no valor de R$ 900, ganham 5 pontos na carteira de habilitação e a motocicleta ainda está sujeita a ser recolhida.  A medida é vista com descontentamento pelo Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás da Região Centro-Oeste (Sinergás).

De acordo com o presidente do sindicato, Zenildo Dias do Vale, pelo menos 350 empresas de Goiânia e interior correm o risco de fechar devido ao decreto. Acrescenta que cerca de mil funcionários que trabalham como revendedores de gás poderão ficar desempregados.

“A motocicleta modelo side-car é muito cara para aqueles que trabalham nesta área, custa aproximadamente R$ 13 mil. Além disso, não são todos os depósitos que têm condições de ter caminhões disponíveis para entrega”, afirma Zenildo. Ele destaca que os serviços demoram ainda mais, já que “o trânsito impede que caminhões circulem com a rapidez exigida pela dona de casa”. Além disso, afirma que o preço do produto aumentaria para aproximadamente R$ 50.

Zenildo explica que cada revendedor carrega na moto dois botijões de gás, o que torna o trabalho mais ágil pela praticidade e permite que várias entregas sejam realizadas ao longo do dia. Para ele, a possibilidade do consumidor ir buscar o botijão nos depósitos também fornece riscos e aumenta o trabalho das donas de casa.

“Geralmente quando o gás acaba, o consumidor tem pressa para receber outro botijão. As novas medidas com certeza tiram o conforto e a agilidade das donas de casa. Ninguém vai querer sair de casa para buscar gás ou esperar horas pelo serviço”, acredita o presidente da Sinergás.

A dona de casa, Daniela Ferreira Mota, 29, concorda com Zenildo e revela insatisfação com a lei nº 12.009. Para ela, as entregas feitas por caminhões podem demorar e prejudicar os consumidores: “De vez em quando o depósito entrega gás em casa por meio de caminhões. As entregas são bem mais demoradas, prefiro motos”. Acrescenta que a medida prejudica não somente os funcionários da área, mas também os consumidores.


Fonte: Diário da Manhã

09 agosto, 2011

OUTRO AFOGAMENTO NO RIO CLARO

 Agora foi no município de Montes Claros de Goiás. No Rio Claro, proximidades do povoado de Aparecida do Rio Claro (Carecolândia), Edivaldo Cirino Tavares, de 43 anos, tomava banho no rio na tarde deste domingo, 7, quando por volta de 14 horas, sofreu afogamento. Ele tomava banho com familiares. Bombeiros tiveram que ser acionado para resgate do corpo. O IML atuou no caso. Ele foi sepultado ontem (8), Edivaldo era filho de José Corino Tavares e Maria do Carmo Tavares.


MENORES ASSALTAM MOTOTAXISTAS, LEVAM MOTOS E SÃO PRESOS EM AMORINÓPOLIS

 Dois menores de 15 e 16 anos, foram apreendidos na noite de ontem em Amorinópolis após assaltarem dois mototaxistas em Iporá e roubar suas motocicletas, dinheiro e celular.

O caso aconteceu por volta das 19:00hs da noite de ontem (8) em Iporá, quando os dois menores de idade identificados como D.B.O e G.S.S se apresentaram para as vitimas que trabalham no Moto Taxi Rodoviária, como passageiros que necessitavam chegar a uma fazenda localizada nas proximidades do bugre.
Porém quando os mototaxistas percorreram certa distancia na estrada vicinal do Bugre, os menores utilizando duas facas de cozinha, anunciaram o assalto. Os mototaxistas foram obrigados a entregar as motocicletas, um celular, e cerca de R$ 160,00. Dinheiro esse que os mesmos haviam ganhado nas corridas realizadas no decorrer do dia, e após isso foram abandonados na estrada.


Por sorte, um dos mototaxistas não entregou seu celular, e conseguiu falar com um amigo em Iporá que acionou a policia militar.


Em uma ótima atuação da Policia Militar de Iporá, foi comunicado a todos os destacamentos da policia militar da região para que ficassem em alerta para a presença dos jovens nas cidades dos arredores de Iporá.


Após furtar as motocicletas, os menores ainda passaram em um posto de combustível de Iporá, e teriam afirmado que estariam a caminho de Caiapônia. Porém o 1° Tenente QOPM Messias (CPU) acompanhado do Cabo Rocha, decidiram seguir na rota Iporá/Rio Verde, rota que segundo os militares, é utilizada para escoamento de veículos roubados na nossa região, uma vez que em Rio Verde esses produtos seriam facilmente comercializados.


Após serem avisados sobre a ocorrência, os Policiais Cabo Cleovaci e o Soldado Mayron de Amorinópolis, localizaram os jovens naquela cidade, ainda em poder das motocicletas roubadas. Diante da abordagem um dos assaltantes conseguiram fugir, porém foi surpreendido pelo 1° Tenente Messias e pelo Cabo Rocha que também estavam na captura dos menores em Amorinópolis. Na fuga o menor ainda acabou colidindo com um veiculo que estava estacionado, e causou diversos prejuízos tanto para o dono do veiculo estacionado como para o Mototaxista Iporaense que teve sua motocicleta danificada pelo impacto do choque.
Já detidos os dois menores foram trazidos para a Delegacia de Policia Civil de Iporá, onde prestaram depoimentos, e afirmaram a intenção de passar a noite em Amorinópolis, e hoje pela manhã os dois seguiriam para Caiapônia.

Mesmo com a prisão em flagrante, os menores foram liberados ainda na madrugada de hoje, após seus familiares assinarem um termo circunstanciado, o que causou a revolta de todas as pessoas que acompanharam o desfecho do caso, uma vez que os mesmos só foram localizados pela eficiência demonstrada pelos militares, que após um intenso trabalho para localizar os menores foram obrigados a ver os dois saindo livres da delegacia acompanhados de familiares e do Conselho Tutelar de Iporá.

Vale lembrar que um desses jovens ainda é suspeito de cometer outros furtos em Iporá, uma vez que a policia civil investiga um caso de assalto a mão armada, e um desses adolescentes é suspeito de ter participado do crime.

Tanto as duas motocicletas, como o celular e cerca de R$ 60,00 foram recuperados e devolvidos para os mototaxistas que estiveram presentes na delegacia e identificaram os menores como os autores do crime, que infelizmente permanecerá sem punição, pois nossas leis infelizmente tem beneficiado menores infratores, que utilizam da pouca idade para cometer crimes cada vez mais violentos.
Motos recuperadas


PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis